faça sua pesquisa

domingo, 1 de março de 2020

EVOLUÇÃO; ENERGIA; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




 A Giuliana levanta uma questão em torno de uma duvidosa mensagem que corre pelas redes sociais. Diz a mensagem que Geraldo Lemos teria ouvido algumas revelações diretamente do médium Chico Xavier, quando ainda encarnado. Entre essas revelações está o fato de que Hitler, pelas atrocidades que cometeu, teria sido condenado pelas altas Esferas Espirituais a cumprir uma pena de mil anos em regime de solitária no planeta Plutão e também para ser protegido da horda de milhões de inimigos que não o perdoaram pelos crimes. A mensagem ainda fala que Gandhi, que é um Espírito elevado, teria sido nomeado por Jesus para ser o guia de Hitler e procurar regenerá-lo. Plutão seria um planeta-penitenciária, assim como Mercúrio e a própria Lua.
A preocupação da Giuliana tem razão de ser pelo fato de que as redes sociais nos passam de tudo, verdades e mentiras, realidades e fantasias. Porque muita gente ainda não percebeu que pode estar sendo envolvida por falsas informações, acaba se deixando levar emocionalmente por elas, acreditando com facilidade em coisas absurdas, que não suportariam o mais elementar exame de lógica espírita. Evidentemente, quem não conhece o Espiritismo, mas supõe conhecê-lo, não adotando postura crítica, pode tomar essas informações de Geraldo Lemos como verdade ou mesmo acreditar que Chico Xavier teria feito tais revelações nos termos que ele, Geraldo, está divulgando.
 Como espíritas, sabemos que os princípios básicos ou as ideias mestras do Espiritismo estão nas obras de Allan Kardec.  Não queremos dizer que Kardec disse tudo, que sabia tudo a respeito de tudo. Não, não é isso: ele próprio se colocou como um aprendiz diante de uma doutrina que estava apenas começando, que se ampliaria em conhecimentos com o tempo, mas que teria um futuro pela frente, pronto a examinar outras verdades, a aceitar as que se apoiam seguramente na razão e no bom senso, a colocar de lado aquelas que não nos dão absoluta certeza e a rejeitar as que contrariam os princípios da lógica.
  O próprio Erasto, um Espírito encarregado de ajudar Kardec no reconhecimento de mensagens mediúnicas, usou como princípio o seguinte lema: “É preferível rejeitar 9 verdades a aceitar uma só afirmação falsa”. Por isso mesmo, n’O LIVRO DOS MÉDIUNS, capítulo 3º, denominado “Do Método”, Kardec faz uma análise interessante a respeito do que pode ou não ser verdade, e dela tira princípios gerais. Nesse mesmo capítulo, ele classifica os espíritas de seu tempo em quatro categorias e uma dessas categorias é a que ele chamou de ESPÍRITAS EXALTADOS.
 Quem são os espíritas exaltados a que Allan Kardec se refere? São aquelas pessoas – que embora já tenham tomado contato com o Espiritismo e até lido algumas de suas obras, deslumbradas com as luzes da doutrina – mostram uma acentuada tendência em acreditar em tudo que veem, em tudo que ouvem ou em tudo que leem, sem se darem ao trabalho de examinar com critério o que se lhe apresenta. Essas pessoas, como que fascinadas pela ideia da continuidade da vida e da imortalidade da alma, acreditam no maravilhoso e no sobrenatural, acreditam em todas as manifestações e em todos os médiuns. Para elas, a palavra do Espírito é uma verdade indiscutível, apenas porque se trata de um Espírito, mesmo que seja notoriamente contraditória ou incoerente.
Essas informações sobre Hitler e Gandhi, que estão sendo veiculadas em nome de Chico Xavier, em nossa opinião, não merecem ser encaradas com seriedade. Primeiro, porque a Doutrina Espírita não se presta a esse tipo de informação, que mais parece um passeio pelo mundo místico da imaginação, do que algo que nos venha ajudar a compreender melhor a lei de Deus. Segundo, porque não acreditamos que Chico Xavier, tão criterioso em suas declarações, fizesse uma revelação nesse teor tão fantástico e imaginoso, a ponto de comprometer o nome da doutrina.
Em terceiro lugar, porque muita gente procurava o Chico à cata de revelações para poder sair anunciando a meio mundo as novidades que o Chico obtinha junto aos Espíritos, que mais satisfazia a curiosidade e a imaginação popular do que às finalidades ético-morais a que o Espiritismo se presta. E, até hoje, há quem se ocupe em divulgar esse tipo de notícia que vem causar comoção e açular o imaginário do povo, do mesmo modo que aquelas declarações (também atribuídas ao Chico) sobre fim do mundo ou transformação espetaculosa do mundo de provas e expiações para mundo de regeneração.
 Allan Kardec, no livro A GÊNESE – OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO, ao tratar do tema “Presciência”, ou visão do futuro, num capítulo próprio por ele organizado, alerta-nos sobre as distorções e os exageros que podem existir numa revelação amplamente divulgada, quando não se  tomou cuidado em analisá-la com o rigor da lógica e do bom senso para medir sua veracidade. Kardec ainda nos alerta contra a ação inconsequente dos espíritas exaltados, cujas revelações, ao invés de ajudar, acabam prejudicando a reputação e a propagação da Doutrina Espírita.














Nenhum comentário:

Postar um comentário