faça sua pesquisa

segunda-feira, 2 de março de 2020

MENTE; SUICÍDIO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR





Admirador do Espiritismo, faz o seguinte questionamento: “Por que não há uma manifestação explosiva dos Espíritos para convencer o homem de que existe vida depois da morte? Não seria mais fácil pra todo mundo desvendar a existência do Mundo Espiritual de uma vez por todas e aí o homem ser obrigado a tomar um outro rumo na vida?”
 É muito interessante a questão. Mas nós perguntaríamos, por outro lado, se uma revelação desse porte seria bom para a humanidade. E você, com certeza, voltaria a questionar:  mas saber a verdade não é bom? Não é isso que o homem procura? Então, teríamos de responder: assim cromo a criança não tem condições de assimilar o conhecimento do adulto, por causa de seu desenvolvimento e imaturidade, o ser humano não está preparado para conhecer determinadas verdades.
 Por isso mesmo, cada verdade vem a seu tempo, conforme o homem vai evoluindo e se preparando para recebê-la, assimilá-la e saber utilizá-la somente para o bem. Se uma determinada verdade, seja ela qual for, viesse antes de termos atingido essa condição, ela não seria bem compreendida, e poderia até mesmo servir para interesses mesquinhos que, ao invés de ajudar, viria em prejuízo de todos. Um objeto, nas mãos de uma criança que não sabe usá-lo, pode ser vir de arma para ferir alguém.
 O que estamos dizendo, caro ouvinte, não é senão o que a própria história revela. O caminhar da humanidade é lento e demorado. Ele se revela de acordo com o conhecimento que vimos adquirindo penosamente através de séculos e séculos, através das reencarnações. Os homens da antiguidade (por exemplo, o que viveram na época de Jesus) não podiam saber o que o homem sabe hoje. Primeiro, porque não tinham os instrumentos para isso e, em segundo lugar, porque não suportariam o peso das novas revelações e lhes poderia dar um destino desastroso.
 O que pretendemos dizer é que, na longa estrada da busca da verdade, há um processo natural de amadurecimento que implica tanto no desenvolvimento da inteligência como na criação de meios que favoreçam a descoberta de novas verdades.  Durante séculos e séculos, o homem acreditou que a Terra era o centro do universo e se conformou com isso. Quando Galileu quis provar o contrário, quase foi queimado na fogueira da Inquisição.
A primeira grande evidência de que a Terra é redonda só aconteceu há pouco mais de 500 anos com Cristóvão Colombo, quando já era possível ao homem navegar a grande distância. Assim mesmo, a maioria das pessoas não acreditaram em Colombo e tudo continuou como estava durante muito tempo.   Ao longo de muitos séculos, quem ousasse dizer que via pessoas já falecidas e recebiam recados delas, arriscava-se ser condenado à figueira na praça pública e isso acabou fazendo milhares de vítimas. Jesus, que proclamou a imortalidade da alma e contestou a hipocrisia religiosa, foi crucificado. Sócrates, que recebia orientação de seu Espírito protetor e ensinava uma nova moral aos jovens, também foi condenado à morte.
  No entanto, de vez em quando, algum grande fato inusitado chama a atenção do mundo para a realidade da vida espiritual. Isso aconteceu no tempo de Kardec, quando uma onda de fenômenos chamou a atenção das pessoas, que passaram a realizar as chamadas sessões das mesas girantes, onde mantinham contato com Espíritos. Mas isso, quase sempre, por mera curiosidade ou apenas em tom de brincadeira. Não fosse a intervenção de Kardec, e não teríamos aproveitado nada desses fatos.
  Por sinal, Allan Kardec chama a atenção sobre a forma como essas manifestações apareceram, mostrando que, na verdade, a atuação dos Espíritos sobre a vida humana é constante. Nós é que não a percebemos. Porém, como o mundo espiritual é insensível à percepção humana, a atuação dos Espíritos sobre os encarnados se dá de forma velada e sutil, de tal forma que nunca nos sentimos observados e, desse modo, diariamente podemos atuar livremente, sem nenhum constrangimento.
  Ademais, a busca da verdade (principalmente quando essa verdade vem ao encontro de interesses mesquinhos) é uma das grandes alavancas do progresso humano.  Infelizmente, até hoje, a verdade ainda está quase sempre a serviço dos interesses imediatos e exclusivistas do homem, apegado a conquista de ordem social e financeira. O poder econômico ainda manda no mundo.  É desse modo que vemos tanto progresso material, tantas descobertas e tantas invenções, mas não percebemos ainda um notável avanço moral, porque o interesse se concentra nessas vantagens materiais e imediatas.Eis porque concluímos que, mesmo que houvesse condições para isso, uma onda maciça e explosiva de fenômenos mediúnicos no mundo, não seria benéfica para a humanidade, que ainda está distante para buscar na mensagem de Jesus o verdadeiro aprendizado para a vivência do amor. Enquanto isso não acontece, como sempre vimos, até as notáveis invenções humanas são utilizadas para interesses egoísticos que culminam com a dominação e exploração dos mais fracos.
  














Nenhum comentário:

Postar um comentário