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sábado, 11 de março de 2023

ONDE FICA O CÉU ; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Abrindo o número de março de 1865 da REVISTA ESPÍRITA, seu editor Allan Kardec apresenta interessante matéria com a qual procura descaracterizar a fantasia sustentada durante séculos pelas principais religiões existentes na Terra. Entre os ponderados argumentos sobre a razão pela qual se sustentou durante tanto tempo essa ilusão, não se acessando desde o princípio a compreensão da lógica exposta pelo – então nascente - Espiritismo, diz: -“Pela mesma razão que não se ensina à criança o que se lhe ensina na idade madura. A revelação restrita era suficiente durante certo período da Humanidade; Deus as adequa proporcionalmente às condições evolutivas do Espírito. Os que hoje recebem uma revelação mais completa são os mesmos Espíritos que noutros tempos receberam apenas uma parcela, mas que depois cresceram em inteligência. Antes que a ciência lhes tivesse revelado as forças vivas da natureza, a constituição dos astros, o verdadeiro papel e a formação da Terra, teriam compreendido a imensidade do espaço, a pluralidade dos mundos? Teriam podido identificar-se com a vida espiritual? Conceber, depois da morte, uma vida feliz ou infeliz, a não ser num lugar circunscrito e sob uma forma material? Não: compreendendo mais pelos sentidos do que pelo pensamento, o Universo era demasiadamente vasto para seu cérebro; era preciso reduzi-lo a menores proporções, para o por em seu ponto de vista, livre de o ampliar mais tarde. Uma revelação parcial tinha sua utilidade, então; era sábia; hoje é insuficiente. O erro é daqueles que, não levando em conta o progresso das ideias, creem poder governar homens maduros com os andadores da infância”. Associado à ideia de felicidade, o chamado CÉU apregoava-se ser destinado a acolher os “bem-aventurados”. Entende Kardec que “o erro das diversas doutrinas concernente à morada dos “eleitos”, devia-se a um duplo erro: 1- que a Terra era o Centro do Universo e, 2 – que a região dos astros era limitada. “Foi – diz ele -, para além desse limite imaginário que todas colocaram a morada feliz e a morada do Todo Poderoso (...). Com a inexorável lógica dos fatos e da observação, a Ciência levou seu facho até as profundezas do espaço e mostrou a ingenuidade de todas essas teorias. A Terra já não é o pivô da Universo, mas um dos menores astros rodando na Imensidade; o próprio Sol não passa de um centro de um turbilhão planetário; estrelas são inumeráveis sóis, em torno dos quais circulam mundos incontáveis, separados por distâncias apenas acessíveis ao pensamento, posto de parece tocar-se. Nesse conjunto, regido por Leis eternas, nas quais se revelam a sabedoria e a Onipotência do Criador, a Terra não aparece senão como um ponto imperceptível e um dos menos favorecidos para a habitabilidade. Desde então se pergunta por que Deus a teria feito como única sede da vida e para aí teria relegado suas criaturas prediletas. Ao contrário, indica que a vida está por toda parte, que a Humanidade é infinita como o Universo. Revelando-nos a ciência, mundos semelhantes à Terra, Deus não os podia ter criado sem objetivo. Deveria tê-los povoado por seres capazes de os governar. As ideias do homem estão na razão do que sabe. Como todas as descobertas importantes, a da constituição dos mundos lhe deve ter dado um outro curso. Sob o império desses novos conhecimentos, suas crenças devem ter-se modificado. O Céu foi deslocado; a região das estrelas, não tendo limites, não mais lhe pode servir. Onde está ele? Ante tal questão todas as religiões ficam mudas. Num texto irretocável em que vai construindo um raciocínio que brilha pela seu conteúdo, indaga, a certa altura: -“Nesta imensidade sem limites, onde, pois, está o CÉU?”, para ele mesmo responder: -“Por toda parte; nenhum muro o limita; os mundo felizes são as últimas estações que a ele conduzem, as virtudes lhes abrindo caminho e os vícios lhes barrando o acesso”. Enfatiza a importância da visão evolucionista revelada pelo Espiritismo; as duas faces da vida – a material e a espiritual – funcionando como instrumento de progresso do princípio inteligente individualizado; a felicidade dependendo das qualidades próprias dos indivíduos e não do estado material do meio em que se acham, estando por toda parte onde haja Espíritos capazes de ser felizes, não havendo nenhum lugar circunscrito no Universo; não sendo a felicidade pessoal, mas, traço de união resultante da similitude de ideias, gostos, sentimentos, formando grupos ou famílias homogêneas, no seio das quais cada individualidade irradia suas próprias qualidades e se penetra dos eflúvios serenos e benéficos, que emanam do conjunto, cujos membros, tanto se dispersam para se darem às suas missões, tanto se reúnem num ponto qualquer do Espaço para comunicar o resultado de seus trabalhos, ou se reúnem em torno de um Espírito de ordem mais elevada, para receber conselhos e instruções”.




Gostaria de saber se, diante de Deus, é pecado a pessoa mudar seu sexo, como acontece com artistas homens, que depois viram mulher? Isso não é contra a natureza, que fez a pessoa do jeito que ela deve ser?


A questão sexual, até hoje, é uma das mais delicadas que conhecemos. Delicada, porque é um assunto-tabu, terreno proibido pela moral e pela religião, cheio de preconceitos. E o preconceito provém da ignorância: só prejudica, jamais ajuda. Mas isso não está acontecendo somente hoje; o preconceito veio acontecendo ao longo dos séculos, deixando para os últimos séculos a explosão da sexualidade, que ficou sufocada por muito tempo. É por isso que vivemos um momento de impacto das questões sexuais, pois só agora essas questões estão sendo discutidas.


As chamadas distonias sexuais – ou seja, casos em que as pessoas não se enquadram sexualmente como homem ou mulher – são muito comentados (quase sempre servindo de chacota, de zombaria) e bem pouco conhecidos. Precisamos tomar cuidado quando falamos desses assuntos, pois não devemos dar opinião naquilo que desconhecemos. As pessoas com dificuldades de se reajustar sexualmente, não se enquadrando como homens ou mulheres, são as que mais sofrem a rejeição social. Do ponto de vista espírita, sabemos que elas não estão nessas condições por mero acaso e que merecem respeito. Quase sempre precisam de compreensão e ajuda, até para se definirem que rumo tomar na vida.


O Dr. Jorge Andréa, psiquiatra espírita, no seu livro “AS FORÇAS SEXUAIS DA ALMA”, estudando o tema “sexo”, fala sobre as distonias sexuais, que ele classifica em três categorias: os transexualismo, os intersexualismo e os homossexualismo. Os transexuais, segundo ele, são os que reencarnam com um corpo masculino, mas têm uma alma feminina ou, então, reencarnam com um corpo feminino e tem uma alma masculina. Tais indivíduos, portanto, são atraídos para parceiros do mesmo sexo, pois, psicologicamente, eles são do sexo oposto. Nem todos os transexuais praticam o sexo; mas, quando praticam, são chamados de homossexuais.

Os intersexuais são os que reencarnam com os órgãos sexuais indefinidos; isto é, fisicamente, eles não são homens nem mulheres, ou são os dois ao mesmo tempo. São esses os casos que merecem a intervenção cirúrgica de correção, intervenção essa que não deve ser feita precipitadamente, pois só o tempo vai demonstrar a que sexo realmente o individuo pertence. Nesses casos, definido o sexo, hoje é possível fazer a correção e dar ao individuo o sexo a que pertence. Se os casos, a que o ouvinte se refere, se verificam nesse campo do intersexualismo, não há o que discutir, pois hoje temos os recursos da medicina que possibilita a necessária correção.


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