faça sua pesquisa

terça-feira, 14 de março de 2023

A RESPOSTA; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Algumas pessoas contestam a doutrina da reencarnação, como contrária aos dogmas da Igreja, concluindo que a mesma não existe. Que é que se pode responder? Allan Kardec inclui interessante comentário em sua REVISTA ESPÍRITA sobre questão similar. Escreve: -“A resposta é muito simples. A reencarnação não é um sistema que dependa dos homens adotar ou não, como se faz com um sistema político; é uma lei inerente à Humanidade, como comer, beber e dormir; uma alternativa da vida da alma como a vigília e o sono são alternativas da vida do corpo. Se é uma lei da natureza, não é uma opinião contrária que se a possa impedir de ser. A Terra não gira ao redor do Sol porque se o acredite, mas porque obedece a uma lei; e os anátemas que foram lançados contra esta lei não impediram que a Terra girasse. Assim, como a reencarnação: não será a opinião de alguns homens que os impedirá de renascerem, se tiverem que renascer. Admitido que a reencarnação é uma lei da natureza, suponhamos que ela não possa acomodar-se com um dogma: trata-se de saber se a razão está como dogma ou com a lei. Ora, quem é o autor da lei da natureza, senão Deus? No caso, direi que não é a lei que contraria o dogma, mas o dogma que contraria a lei, desde que qualquer lei da natureza é anterior ao dogma e os homens renasciam antes que o dogma fosse estabelecido. A questão é saber se existe ou não a reencarnação. Para os espíritas há milhares de provas contra uma que é inútil repetir. Direi apenas que o Espiritismo demonstra que a pluralidade de existências não só é possível, mas necessária, indispensável; e ele encontra a sua prova, sem falar da revelação dos Espíritos, numa incalculável multidão de fenômenos de ordem moral, psicológica e antropológica. Tais fenômenos são efeitos que tem uma causa. Buscando-se a causa, encontramo-la na reencarnação, posta em evidência pela observação daqueles fenômenos, como a presença do Sol, embora oculto pelas nuvens, é posta em evidência pela luz do dia. Para provar que está errada, ou que não existe, seria preciso explicar melhor, por outros meios, tudo o que ele explica o que ninguém ainda fez. Antes da descoberta das propriedades da eletricidade, se alguém tivesse anunciado que poderia em cinco minutos corresponder-se a quinhentos quilômetros, não teriam faltado cientistas que lhe provassem cientificamente, pelas leis da mecânica, que a coisa era materialmente impossível, pois não, pois não conheciam outras leis. Para tanto havia necessidade da revelação de uma nova força. Assim com a reencarnação. É uma nova lei, que vem lançar luz sobre uma porção de questões obscuras e modificará profundamente todas as ideias quando for reconhecida. Assim, não é a opinião de alguns homens que prova a existência da lei: são os fatos. Se invocamos o seu testemunho, é para demonstrar que ela tinha sido entrevista e suspeitada por outros, antes do Espiritismo, que não é seu inventor, mas a desenvolveu e lhe deduziu as consequências”.


Quando a gente é atormentada por um pensamento mau e não quer se entregar a esse pensamento, o que deve fazer? ( M.F.M.S)


Na oração do Pai Nosso, que Jesus ensinou, ele se refere aos maus pensamentos, quando diz: “ Não nos deixeis cair em tentação”. Essa prece, em que buscamos força moral para não cair, quando feita com o coração, serve para nos proteger contra maus pendores que ainda trazemos no espírito. De fato, a tentação sempre existe para todos nós e basta um cochilo de nossa parte, e somos facilmente envolvidos por ela.


Por isso, devemos estar sempre alertas, vigiando e orando, como Jesus recomendou. Portanto, é claro que devemos lutar sempre contra tais perigos, pois são propostas tentadoras, que fatalmente nos levará à queda moral. Cair em tentação é fácil: basta não fazer nada. Resistir é difícil; exige de nós constante vigilância e força de vontade. Numa obra do Espírito Valérium, recebida pelo médium Waldo Vieira, há uma ilustração a respeito. Ele compara a nossa vida a uma situação em que um homem que nadava contra a correnteza de um rio, enfrentando o ímpeto furioso das águas.


Nadar contra a correnteza é sempre difícil. Nadar a favor é fácil; é aceitar plenamente a tentação e deixar-se levar por ela. Mas, quem se deixa levar pelas águas do rio, não calcula o perigo que corre em despencar cachoeira a baixo. Assim são as tentações que nada mais são do que pensamentos que revivem nossas antigas tendências, prometendo problemas futuros.


Kardec, n’O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, diz o seguinte. A pessoa, que tem um mau pensamento, e se entrega a ele, está num nível inferior de progresso moral. Aquela, que tem o mau pensamento, e resiste a ele, está num nível intermediário de progresso. Mas, aquela, que nem sequer tem um mau pensamento, já conquistou esse progresso. Isso é para entender que estamos em diferentes níveis de desenvolvimento espiritual, mas cada de nós deve empregar o máximo esforço para se melhorar, em busca de sua paz interior, em busca de sua felicidade.


Logo, o fato de você está procurando resistir ao um mau pensamento, por si só, já demonstra um grau de progresso espiritual e significa que você tem o apoio de seus protetores espirituais. Faça a sua parte. Se o problema continua lhe atormentando, deve procurar se envolver com bons pensamentos. A primeira providência é sempre a prece. Mas, quando a prece parece não ser suficiente, é necessário somar outros meios, procurando ajuda de pessoas que você possa confiar, freqüência a palestras espíritas, passes, leitura de livros ou mensagens edificantes. Quando nos apegamos ao bem, encontramos força suficiente para superar qualquer tentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário