faça sua pesquisa

quarta-feira, 3 de março de 2021

OBSESSÃO; MORTE; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




 Conta o evangelho que Tomé duvidou dos outros discípulos que disseram que, depois de morto, Jesus apareceu diante deles na casa de Pedro.  Oito dias depois,  quando Tomé estava entre eles, quando Jesus apareceu e disse a Tomé: “põe aqui o teu dedo, vê as minhas mãos, aproxima também a tua mão e a coloque ao meu lado, e não sejas incrédulo, mas fiel”. Só assim Tomé acreditou que Jesus ressuscitou. Por esta narrativa é fácil perceber que Jesus estava ali com o corpo que foi ferido e crucificado pelos soldados. Pergunto: isso não é uma prova de que Jesus ressuscitou com seu corpo de carne?

 Para o Espiritismo não. O fato de o corpo apresentar as feridas que os soldados lhe tinham a causado, bem como as perfurações das mãos, em si, não comprovam ser o corpo de carne. Uma das propriedades do perispírito ou corpo espiritual, corpo com o qual Jesus apareceu,  é o seu alto grau de plasticidade, ou seja, de adaptar a variadas formas. No entanto, regra geral, ele leva consigo as características do corpo físico, guardando  com ele grande semelhança.

  É assim que os médiuns veem os Espíritos desencarnados. Nalguns as marcas do corpo deixadas pela doença ou por acidentes perduram por algum tempo, até que recebam o devido tratamento e disso depende do grau de elevação de cada um. Quem comanda a forma nesse caso é o pensamento ou a vontade. Os Espíritos elevados podem se restabelecer com aparência completamente sã quase imediatamente, a não ser, como no caso de Jesus, que nesse caso estava preocupado em convencer Tomé.

 O perispírito não existe apenas depois da morte. Ele existe durante a vida física e retêm, como dissemos, as características do corpo físico. Após a desencarnação, ele é o meio de identificação do Espírito, é por ele que se faz reconhecido, mas ele é formado de uma matéria tão sutil que pode assumir formas diferentes, aparecendo, por exemplo, mais jovem do que era ou com mais vigor. Para Jesus, naquele momento, o interesse estava em convencer Tomé, razão pela qual ele se preocupou em manter as feridas, que serviram para sua identificação.

 Veja, caro ouvinte, que só nessa ocasião Jesus aparece com as feridas. Ele não aparece com as feridas para as mulheres no túmulo, nem para os discípulos na estrada de Emaús e tampouco para os que se preparavam para a pesca á beira do mar. Aliás, nessa outras ocasiões, os discípulos tiveram dificuldade em identifica-lo, de tal sorte que foi preciso que Jesus se anunciasse, caso contrário não seria reconhecido.

Sobre o perispírito - também conhecido como corpo espiritual, de que Paulo Tarso fala em uma de suas cartas – vamos encontrar várias referências na obra de Allan Kardec, como nas obras espíritas complementares, principalmente nas obras de André Luiz. Aliás, esta questão, com que corpo Jesus aparecia depois da morte, foi muito discutida na ocasião. Alguns chegaram a dizer que Jesus, mesmo em vida, jamais possuíra um corpo físico como o nosso, hipótese esta que foi contraditada por João, o evangelista, que convivera pessoalmente com Jesus.

 Paulo de Tarso, no entanto, vai mais fundo. Embora ele não tenha conhecido Jesus pessoalmente, ele teve uma visão dele no caminho de Damasco e ali, certamente, Jesus se mostrou como um ser espiritual. Por isso, Paulo afirma que Jesus teve um corpo carnal, mas ressuscitou num corpo espiritual. Você pode encontrar essa referência no capítulo 15 da primeira carta aos Coríntios.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário