faça sua pesquisa

segunda-feira, 1 de março de 2021

JESUS E O ESPIRITISMO; DEUS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 



 Uma senhora, com quem conversamos, disse que foi educada numa religião, mas tem simpatia pelo Espiritismo e gostaria de conhecer melhor a doutrina.  Ela afirma que, no entanto, está impedida pela família de ler livros espíritas e frequentar um centro. E diz que não se importaria de continuar na sua religião de origem, mas ela sofre muito quando vê o Espiritismo sendo criticado de forma maldosa pela igreja que frequenta.

 É curioso notar que, na longa História da Humanidade,  a religião foi o primeiro campo do conhecimento humano: a filosofia e a ciência vieram bem depois.  Por isso mesmo, por estar na base do conhecimento e se apoiar inteiramente em artigos de fé, a religião sempre usou o canal da emoção para educar as pessoas, dificultando o uso do raciocínio. Até hoje, por incrível que pareça, as pessoas se prendem mais à fé e, quando isso acontece, elas perdem o senso crítico e se tornam fanáticas.

 No entanto, se analisarmos racionalmente o importante papel da religião na vida humana, vamos perceber que os tempos mudaram, que a forma como se acreditava no passado não pode mais se sustentar no presente. Tanto assim que, de uma maneira geral, as religiões vem sendo cada vez mais exigidas a se adequar às novas necessidades e aspirações do homem atual.

Há grupos religiosos, contudo, que continuam com os pés fincados no passado, comandados energicamente por líderes autoritários e seguindo ao pé da letra tudo quanto se ensinava há séculos. Essa influência contamina muita gente que também foi educada a pensar sempre do mesmo jeito, sem desconfiar de que estão vivendo um novo tempo e na contramão da história.

As vítimas do autoritarismo religioso são fanáticas, porque não pensam por si mesmas, não raciocinam, embora muitas vezes sejam sinceras em seu modo de pensar. Elas dispensam a grande capacidade que Deus lhes deu, a de pensar e tirar suas próprias conclusões. São capazes de tomar medidas radicais contra seus próprios familiares, submetendo-os quanto possam aos seus caprichos.

 Mas, do nosso ponto de vista, prezada senhora, o que você vem passando não deve ser por mero acaso. Talvez você tenha que vivenciar essa situação para aprender a se libertar. Deve ser extremamente desconfortável conviver com críticas mordazes contra sua crença. No entanto, confiemos em Deus. Se já aceitamos a verdade espírita, busquemos de nos adequar ao evangelho com humildade e paciência, lembrando que Jesus recomendou amássemos os inimigos. Muito de nossos sofrimentos deve-se mais a nós mesmos do que à atuação dos que nos criticam.

 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário