faça sua pesquisa

sábado, 6 de março de 2021

CRIANÇAS; PROGRESSO TERRENO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




-  Pergunta do Cristiano, de Vera Cruz. No livro “MECANISMOS DA MEDIUNIDADE” pelo Espírito André Luiz, no capítulo 26, “Jesus e Mediunidade”, lemos o seguinte: “Em Jerusalém, no templo, desaparece de chofre desmaterializando-se, ante a expectação geral”. Pergunto: esse fenômeno foi mediúnico ou anímico? Como ocorre esse fenômeno?”

 A referência, que o Cristiano faz ao texto de André Luiz, é sobre uma visita que Jesus fez à Jerusalém durante a festa judaica dos tabernáculos. Segundo o evangelista João, a situação era tensa naquele momento. Jesus estava sendo procurado pelos inimigos que ansiavam pela sua prisão, acusado pregar contra a lei e  a tradição. Mesmo advertido pelos irmãos quanto ao perigo que corria, Jesus foi à festa e lá passou a ensinar abertamente em público. Mas, quando tentaram prendê-lo no meio da multidão, ele desapareceu.

 João não dá detalhes sobre esse desaparecimento, sobre o qual André Luiz diz ter ocorrido um fenômeno de desmaterialização, ou seja, o corpo de Jesus teria simplesmente desaparecido, impedindo que fosse preso. O que, no Espiritismo, chamamos de desmaterialização é o contrário da materialização. Na materialização é o Espírito desencarnado que toma uma forma física e se faz visível para os presentes, geralmente utilizando do ectoplasma de um médium; contudo, na desmaterialização, é o encarnado que desaparece repentinamente sob as vistas dos presentes.

  Nos anais dos estudos espíritas encontramos várias descrições de desmaterialização total ou parcial de médiuns, como é o caso da Madame d’Esperance, estudada pelo pesquisador Alexandre Aksakof. Isso significa que esse fenômeno é possível e poderia mesmo ter acontecido com Jesus numa ou em mais oportunidades. Evidentemente, sendo um Espírito elevado, Jesus tinha muito mais recursos para isso do que qualquer pessoa. No caso em questão o fenômeno parece ter sido anímico, ou seja, foi o próprio Jesus que o provocou, sem necessidade da presença de médiuns.

 No Espiritismo, damos o nome de mediúnico ao fenômeno que é provocado por Espíritos desencarnados, servindo dos recursos de um médium – por isso, chamado mediúnico. Já, o fenômeno anímico é o que ocorre sem a necessidade do médium presente, pois é a própria pessoa que, mediante suas faculdades psíquicas, é capaz de provocá-la por si mesma.  A faculdade de provocar tais fenômenos também é chamada de anímica. Esses tipos de fenômenos físicos são muito raros.

  Com relação a Jesus, acreditamos que, pela sua condição de Espírito Puro, ele mesmo era capaz de provocar tal fenômeno, valendo-se dos instrumentos que as leis da natureza lhe oferecia. Segundo alguns estudiosos, como Friederich Zollner (autor de Provas Científicas da Sobrevivência) a desmaterialização ocorreria no mergulho do corpo físico numa outra dimensão da matéria, que nós humanos não podemos perceber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário