faça sua pesquisa

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

TRANSIÇÃO; REENCONTROS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




É ainda o Cristiano que nos manda esta pergunta: “Solicito esclarecimentos sobre duas questões do item “perguntas sobre as invenções e descobertas” do LIVRO DOS MÉDIUNS, de Allan Kardec.

Muito importante sua pergunta, Cristiano. Quem nada conhece de Espiritismo faz uma ideia bem equivocada do são os Espíritos. Acha que Espírito é um ser sobrenatural que sabe tudo, que pode tudo e que, portanto, responde  todas as perguntas e pode trazer revelações espetaculares e fazer profecias. Vê o Espírito como um ser mágico, capaz de fazer milagres ou provocar fenômenos maravilhosos. Na verdade, uma das metas do Espiritismo é desmistificar essa noção errada de Espírito.

 Os Espíritos são apenas os seres humanos desencarnados. Hoje estamos encarnados, amanhã desencarnados; hoje somos seres humanos, amanhã seremos apenas Espíritos. Levaremos desta vida aquilo que aqui aprendemos, nem mais e nem menos. De modo que o fato de uma pessoa desencarnar e entrar no mundo dos Espíritos não significa que ela adquiriu todo conhecimento ou toda sabedoria. Ela continua sendo ela mesma, com suas qualidades e feitos, com suas aptidões e limitações.

Quando Allan Kardec colocou esta questão no LIVRO DOS MÉDIUNS, sobre descobertas e invenções, foi justamente porque muita gente veio até ele para saber se os Espíritos podem antecipar alguma coisa extraordinária  para a humanidade. As respostas estão na questão 294 desse livro, onde Kardec mostra que há muita fantasia, muita expectativa falsa a respeito dos Espíritos. Eles não dominam um saber especial ou um poder especial como muita gente ainda hoje pensa. Os Espíritos desencarnados, na verdade, participam da humanidade, de sua luta e de seus problemas.

  Logo, deles não devemos esperar revelações espetaculosas ou profecias bombásticas. Eles não as têm e, se algum Espírito afirma que tem, ele está mentindo ou se divertindo a custa da ingenuidade daqueles que em tudo acreditam. Não, os Espíritos não fazem descobertas, nem apresentam novas invenções. Isso compete inteiramente aos homens, aos estudiosos e pesquisadores. Se um Espírito tiver que trazer alguma contribuição científica para a humanidade, o único meio que tem é reencarnar e aqui se integrar no campo das pesquisas científicas.

 Sobre isso Allan Kardec deixa muito bem claro no primeiro capítulo de A GÊNESE,  que os Espíritos não fazem pelo homem aquilo que o homem pode fazer por si mesmo. Entretanto, isso não dispensa a ajuda e o apoio que eles têm a nos oferecer. Os Espíritos podem nos ajudar a encontrar caminhos, colocando-nos ao nosso lado, desde que estejamos empenhados em trabalhar por uma causa elevada, como é a causa da ciência. Frequentemente é isso que eles fazem, pois, na verdade, ninguém está sozinho em realizações e missões que têm por fim o bem da humanidade.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário