faça sua pesquisa

domingo, 14 de fevereiro de 2021

DEUS; PODER DO PENSAMENTO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR



 

Um ouvinte, que se identificou como Alfa de Ômega, ,manda-nos um e-mail  com a seguinte colocação. “Com todo respeito que tenho por vocês e pelo programa, eu pergunto: Supondo que Deus existe de fato, quem criou Deus?”

  Com todo respeito que lhe devemos, caro ouvinte, nós diríamos: “Considerando que a matéria existe, perguntamos: quem criou a matéria? Poderia a matéria fazer-se por si mesma? Neste caso, mesmo que o ponto de partida tenha sido a famigerada explosão, o Big Bang, perguntaríamos: o que realmente explodiu e o que deu origem a essa explosão?  Veja que é um beco sem saída; ainda não temos condições intelectuais de entender nem mesmo a matéria... e já queremos entender Deus.

  Mas, se você abrir O LIVRO DOS ESPÍRITOS, logo no capítulo I ,  vai se deparar com este tema: “Deus e o Infinito”. Observe que essa obra foi lançada há 162 anos atrás e não neste século. Naquela época, o que a ciência sabia sobre o universo era bem menos que sabe hoje. Não existia a Física Quântica. Aliás, nem se conhecia nada da estrutura do átomo. Allan Kardec, no entanto, desconfiava que o átomo – essa minúscula partícula que compõe a matéria – não tinha a estrutura sólida como se pensava. Isso ele percebeu por causa da facilidade com que um Espírito atravessa uma parede sólida.

 No livro A GÊNESE, 11 anos depois, ele chega à conclusão de que existe mais espaço vazio na matéria do que preenchido, realidade só passou a ser conhecida cientificamente muitos anos depois, em 1897, quando Thompson descobriu o  elétron, 40 anos depois de O LIVRO DOS ESPÍRITOS Desse modo, como a nossa penetração no conhecimento de Deus fica prejudicada pela limitação de nossa inteligência, Kardec recorre à filosofia, ciência do raciocínio. Deus não é objeto de estudo da ciência e, sim, da filosofia.

 Dizendo que a prova da existência de Deus está na existência do mundo material, como a do autor em relação à sua obra, ele nos guia o pensamento da seguinte forma. Se Deus não existisse, teríamos que atribuir a existência da matéria ao acaso. Ora, o acaso – como o próprio nome está dizendo – não tem nenhuma inteligência e, portanto, nenhuma explicação lógica, simplesmente porque não existem leis que o regulam. Se tudo no universo – desde o infinitamente pequeno como o átomo, até o infinitamente grande como as bilhões de galáxias do espaço sideral -  está regido por leis e tem explicação lógica, a causa de tudo que existe só pode ser inteligente.

 Desse encadeamento de raciocínios, os Espíritos dizem a Kardec que, portanto, existe uma inteligência suprema que está atrás de todos os fenômenos que ocorrem no universo, desde o microcosmos até o macrocosmos - e essa Inteligência Suprema – causa primária de todas as coisas – é Deus. Questão numero 1 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário