faça sua pesquisa

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

HUMANIDADE; REENCARNAÇÃO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




  Se os Espíritos sabem que a Terra é um mundo de sofrimento, por que eles escolhem renascer na Terra? (Odila)

 Os Espíritos, que pertencem a um planeta de provas e expiações, como nós aqui na Terra, têm suas escolhas limitadas ao seu grau de evolução. Isso não é castigo, como muitos pensam: é apenas consequência de uma condição natural do próprio espírito. A título de comparação poderíamos dizer que um paciente, internado numa U.T.I., mesmo que ele queira, se não melhorar, não poderá ser transferido para um quarto comum do hospital.

Assim são os Espíritos. Eles não fazem o querem, mas o que podem, pois o livre arbítrio – quer dizer, sua capacidade de escolher – depende da sua condição espiritual. Por isso é que existe expiação, ou seja, o sofrimento em consequência dos erros que cometeu. Mas, mesmo quando chegam à compreensão de que precisam melhorar, e não querem mais sofrer por imposição, eles mesmos escolhem o gênero de sofrimento pelos quais acham que precisam passar.

É claro que essa condição vai surgir quando eles estiverem num estágio mais elevado de desenvolvimento moral. Porque, então, compreenderão a gravidade do erro que cometeram, são tocados de arrependimento e passarão a sofrer os aguilhões da culpa. Ora, uma pessoa que se culpa, é uma pessoa sofredora. A culpa é uma cobrança dela para com ela mesma, da qual quer se livrar. É quando vê a possibilidade de renascer numa situação difícil, visando uma melhor condição.

Esta é uma lei da vida. Nada se consegue sem esforço e, dependendo da situação, para conseguirmos o que queremos precisamos fazer sacrifício. Só que, nesses casos, o Espírito passa pelo sofrimento com mais resignação, mostra-se interessado em tirar proveito da situação para aprender e envidar esforços para superar a dor e o desconforto, é claro. Ninguém que sofre sente prazer em sofrer; o prazer está em superar o sofrimento. É o que esses Espíritos fazem.

 Por isso é comum encontrarmos na família um Espírito mais elevado. É aquele que mais compreende os outros, que mais se esforça para ajudar a todos, que busca o entendimento da família e se predispõe a ajudar. Mas é também sobre ele que pesa o maior compromisso, pois é quem luta com mais dificuldade, que é mais tolerante e acolhedor. Pelo fato de ser resignado e paciente é um Espírito que escolheu essa tarefa e está disposto a sofrer por ela. No fundo, ele é mais feliz que os outros.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário