faça sua pesquisa

sábado, 20 de fevereiro de 2021

ESPÍRITOS; EVOLUÇÃO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR


 



Eis um questionamento que nos fizeram esta semana.  Se o Espiritismo já tem 160 anos e só diz a verdade sobre a vida espiritual do homem, antes e depois desta vida e, se nós precisamos da verdade para tomar boas decisões e seguir em frente, por que os Espíritos não se encarregam de revelar tudo de uma vez? Muitos erros seriam evitados e a humanidade caminharia com mais segurança.

 Não é tão simples assim. O Espiritismo nos informa que cada verdade vem a seu tempo, mas essa verdade não satisfaz todos os homens de uma só vez, porque nós, habitantes da Terra, estamos em diferentes níveis de compreensão da realidade. Quando a doutrina surgiu, há 160 anos, foi um número muito reduzido de pessoas que pôde captar a profundidade e a amplitude de sua mensagem; os demais não estavam preparados para isso: ou ficaram indiferentes ou combateram a doutrina, como muitos fazem até hoje.

  Moisés falou para seu povo há cerca de 2.300 anos atrás, mas ele falou da forma que o povo podia entender e de acordo com os conhecimentos e a cultura da época. Só 13 séculos depois é que Jesus veio no mesmo povo trazendo uma nova revelação, assim mesmo sabendo que apenas uma minoria aceitaria de pronto sua mensagem. Não deu outra; ele foi perseguido e executado. Mas Jesus, também, não disse tudo ( e nem tinha como dizer), pois a assimilação da verdade é um processo lento e sofrido, como lenta e sofrida é a forma como aprendemos a viver. Afinal, estamos prendemos a vida toda.

 Conforme Kardec explica na sua última obra, A GÊNESE, a verdade é um caminho e não uma meta definida onde vamos chegar e tudo estará esclarecido. Não. Ela vai se configurando ao longo dos séculos através das experiências dos Espíritos, porque a compreensão da verdade depende da vivência, da assimilação de conhecimentos e do aprimoramento dos sentimentos humanos. Por isso temos inúmeras encarnações.  Tanto assim que ao ser indagado sobre a verdade por Pilatos, Jesus se calou. Pilatos não estava em condições de compreender a sua verdade.

  Há uma teoria interessante do pesquisador suíço, Jean Piaget, que se notabilizou pelos estudos sobre aprendizagem. Ele dedicou sua vida para pesquisar como a criança aprende e percebeu que o processo de aprendizagem é semelhante ao processo do metabolismo dos alimentos pelo corpo. É por isso que  não se pode dar um alimento sólido ao bebê; ele não tem condições de digerir o alimento e muito menos de assimilar seus nutrientes. Cada faixa de idade tem seus próprios alimentos e suas próprias necessidades.

  O conhecimento também é assim. Há verdades para as quais nós, cidadãos do século XXI, não estamos espiritualmente preparados. Mesmo que elas nos fossem ditas hoje, não teríamos como compreendê-las e muito menos como aceitá-las. No entanto, o caminho da evolução ( Evolução é uma lei da natureza)  nos leva a isso um dia – num dia que pode estar  próximo, que pode estar mais ou menos distante ou muito distante, dependo do crescimento espiritual de cada um de nós. Isso também acontece com a humanidade como um todo. Há pessoas que, até hoje, acreditam que a Terra é plana; outras se acham muito além da crença comum da população.

 Além do mais, precisamos analisar, do ponto de vista da verdade, os interesses que prevalecem no mundo. A humanidade terrestre, de uma maneira geral, ainda está presa aos interesses materiais e, portanto, tem dificuldade de compreender o que é espiritual. Quem fabrica armas não tem motivos para compreender a necessidade da paz. Nicodemus, por exemplo, não entendeu quando Jesus falou que é necessário nascer de novo e muitos, ainda hoje, não entendem.

  Nós, humanidade, ainda palmilhamos apenas sobre o terreno material. Aceitamos verdades práticas – ou seja, aquelas que dão resultados e vantagens imediatas, mas temos imensa dificuldade de compreender as verdades amplas e eternas, por estarmos plantados no presente. Logo, mesmo que a Espiritualidade se propusesse a promover uma revelação em massa de uma verdade, não obteria êxito, por causa dos interesses que prevalecem no mundo. É preciso esperar que a humanidade amadureça para muitas verdades, que estão ditas hoje, possam ser assimiladas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário