faça sua pesquisa

domingo, 15 de novembro de 2020

REENCARNAÇÃO: LIMITES E APLICAÇÃO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




 Bruno Cípola, da cidade de Marília, nos mandou o seguinte recado. Eu gostaria de entender como funciona o que o Espiritismo prega referente a não existir limite de tempo e espaço. Quer dizer que poderíamos reencarnar numa próxima encarnaçao no ano 1200, por exemplo ou até mesmo no ano 8000 ? sendo assim, também seria possível, por exemplo, aplicar um passe em uma pessoa que esteja em outro lugar distante, como  em outro pais ?

 Bruno, espaço e tempo, pelo que sabemos, são dimensões que existem tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual – pelo menos, no mundo espiritual mais próximo de nós, segundo  relatos de Espíritos. Na verdade, não temos condições de saber de tudo que existe no universo. Com certeza, devem existir coisas que sequer conseguimos imaginar, pois a nossa capacidade de compreensão  (falamos de nós, Espíritos encarnados) é ainda muito limitada. André Luiz, através do médium Chico Xavier, afirmou que o homem comum não consegue perceber mais do 1/8 da realidade que o circunda, devido à limitação de seus sentidos e de sua inteligência.

 As idéias do que sejam espaço e tempo fazem parte da vivência do dia a dia do ser humano, ou seja, de suas experiências de vida. Se perguntássemos a qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, o que é tempo e o que é espaço, temos certeza de que cada uma delas daria uma explicação e até acharia muito fácil ou ingênua a pergunta, porque essas coisas parecem muito evidentes para nós. Todavia, do início do século passado para cá, a partir de Albert Einstein a ciência vem descobrindo novas verdades sobre espaço e tempo.

 Einstein demonstrou que espaço e tempo são dimensões de uma mesma realidade. Para ele, o espaço e o tempo só existem porque existe matéria, razão pela qual só entendemos esses conceitos fazendo relações ou comparações entre as coisas. No livro A GÊNESE, lançado em 1868 por Allan Kardec, encontramos noções que se aproximam dessas e que eram novidades para aquela época, mas não mais nos dias atuais, devido à evolução do conhecimento humano no campo da Física e da Astronomia principalmente.

  Na obra NOSSO LAR, André Luiz afirma que, depois que saiu do umbral, ficou sabendo que lá permaneceu cerca de 8 anos terrestres, mas perdeu totalmente a idéia de tempo, mesmo porque o tempo é relativo às experiências pelas quais cada um está passando. Hoje, por exemplo, quando vivemos num momento de muita velocidade e agitação em relação a tudo que acontece, o tempo parece passar muito depressa em relação a 50 ou 60 anos atrás, quando tudo parecia mais claro e tranquilo. O espaço, por outro lado, já não é o mesmo do tempo das caravelas, quando podemos viajar em aviões com velocidade maior do que a som.

 Evidentemente se, para nós, os encarnados, o tempo e o espaço estão mudando em nossa percepção devido a vivências de situações novas, no mundo espiritual esse fenômeno deve ser ainda muito mais abrangente. No meio científico já se discutiu se é possível ao homem viajar no tempo, mas não se chegou a nenhuma conclusão até hoje. O cientista Steven Hawking, considerado uma das maiores inteligências do mundo, afirma que não acredita nisso, pois, se fosse possível, nós estaríamos recebendo visitas do homem do futuro.

 Desse modo, Bruno, na condição material e espiritual em que nos encontramos hoje, neste início de século, ainda sabemos muito pouco a respeito de espaço e tempo. Nem mesmo a espiritualidade toca nesse assunto, uma vez que os Espíritos com quem mantemos contato são apenas os homens desencarnados e seus conhecimentos também se aproximam daqueles que a humanidade conseguiu atingir até agora. Isso significa que ainda não estamos preparados para dar  um passo mais significativo do entendimento das leis do universo.

 Nada sabemos, portanto, com relação à volta ao passado e muito menos em relação à reencarnação no futuro. É um assunto que foge totalmente à abordagem da ciência espírita.  Contudo, já sabemos que podemos viajar pelo pensamento, que podemos nos comunicar espiritualmente com quem está distante, pois essa condição não depende apenas de fatores materiais, mas muito mais das qualidades do Espírito e, portanto, de seu pensamento.

 Quando oramos em favor de alguém, basta que mentalizemos essa pessoa para chegarmos a ela. Todavia, se ela não estiver receptiva (ou com seu receptor mental ligado naquele momento), com certeza, não vamos atingir nosso objetivo. Mas é nesta base que funciona a chamada prece intercessórias ( a prece em favor de alguém); e é assim que, desejando ajudar uma pessoa, onde ela estiver,  podemos levar algo de muito tênue e delicado que eventualmente pode favorece-la, ainda mesma que ela não se aperceba disso.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário