faça sua pesquisa

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

SEXO; TENTAÇÕES; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 





Esta pergunta foi  feita no Centro pela nossa colega de estudo, Izabel Cristina: “Quando uma pessoa vem a falecer, vítima de uma determinada doença, como ela passa para o mundo espiritual? A doença fica e morre com o corpo ou o Espírito ainda leva essa doença com ele?”

De uma maneira geral, o fato de o Espírito deixar o corpo na Terra não quer dizer que ele deixou aqui todos os seus problemas. Como diz Allan Kardec, a morte não provoca um salto ou uma transformação milagrosa no Espírito. No mundo espiritual ele poderá ou não sentir os reflexos da doença que o acometeu, dependendo de seu nível de elevação moral e até do gênero de morte. Na verdade, a desencarnação não exonera o Espírito de todas as sensações que experimentou na Terra – pelo menos, de imediato.

 O que pode acontecer, em certos casos, é que a prova relativa à doença terminou com a morte do corpo e, sendo assim, a morte seria uma libertação da doença. Mesmo assim, dependendo do maior ou menor apego do Espírito à vida material e de seu estado de consciência moral, ela ainda vai precisar de assistência e tratamento para ficar totalmente livre do desconforto. André Luiz relata casos em que o Espírito recebe tratamento, até porque seu perispírito foi afetado.

 Um caso, que todos podem lembrar, é o do próprio André Luiz. Depois que chegou ao Nosso Lar ele foi internado num hospital. Seu perispírito ainda trazia sintomas da doença que ele teve na Terra e, portanto, lá ele precisou de tratamento apropriado. No caso específico de André Luiz, a situação era mais complicada porque, embora tendo sido médico na Terra, ele não teve os cuidados necessários e por isso desencarnou mais cedo.

 Neste caso é importante lembrar que a condição moral da pessoa é um fato que pesa muito nessa passagem de um para o outro plano de vida. Os Espíritos moralmente mais elevados não levam esse tipo de problema desta vida, pois a enfermidade estava no corpo e não atingiu as estruturas do perispírito, ao passo que aqueles que não cuidaram de sua conduta e viveram a vida de qualquer jeito podem continuar ainda por um tempo mais ou menos longo sofrendo os impactos da doença, mesmo desencarnados. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário