faça sua pesquisa

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

SABER E DISPONIBILIDADE DOS ESPÍRITOS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




  Pergunta da Laura Beatriz Bancchieri: “ Por que o Espiritismo não acredita em milagres, nem na existência do diabo e dos anjos?

 Para a Doutrina Espírita, Laura, tudo que Deus criou já é milagre. O milagre não está apenas e tão somente naquele fato extraordinário em que um doente é curado com uma oração ou quando um problema é resolvido de uma forma que ninguém consegue compreender. O milagre está no funcionamento da própria lei de Deus: no Sol que se põe, no dia que amanhece, na criança que sorri, na semente que germina, na beleza da paisagem, na inteligência do homem – enfim, em toda a natureza.

 Deus é o milagre. Ele criou leis perfeitas que, de tão perfeitas, muitas delas ainda não entendemos e, com  certeza, estamos longe de entender: isso, sim,  é milagre. Se as suas leis são perfeitas, não há porque derrogá-las. Será que Deus precisaria passar por cima de suas próprias leis para provar que é poderoso, se ele já demonstra seu poder através do cumprimento dessas leis? O que é perfeito não precisa ser mudado. Essa idéia de que Deus derroga suas leis para provar seu poder é do homem, que ainda não entendeu de onde veio, por que vive e para onde vai.

 Desse modo, Laura, tudo que acontece em cada instante e em cada fração de segundo em todo este Universo infinito só prova a perfeição de Deus. Se um fato novo surge e não sabemos explicá-lo, não é porque está fora das leis da natureza, mas porque foge à nossa capacidade de entendimento. Muitos fatos do passado, que eram tidos por milagres, hoje já podem ser explicados pela ciência. Quando Jesus dizia às pessoas “a tua fé de curou”, ele estava apenas reafirmando que pensamento humano é capaz de produzir fenômenos. É uma lei de Deus.

 Não acreditamos no diabo da maneira que as religiões pintam. Para o pensamento religioso tradicional, o demônio é um ser voltado eternamente para o mal.  Se isso realmente tivesse acontecido, Deus teria falhado na obra da criação, pois, sendo o demônio uma de suas criaturas, que ele não soube manter junto de si, é sinal que ele não é o detentor do supremo poder.  Portanto, conceber a existência do demônio é negar o poder e a bondade de Deus – é negar Deus.

 Acreditamos, porém, que o mal é produto de nossa imperfeição ( dos encarnados e dos desencarnados) e capaz de gerar grandes sofrimentos. Demônios somos todos nós quando nos rebelamos contra a lei do amor, fomentando o ódio, promovendo a perseguição e a violência. Foi nesse mesmo sentido que Jesus, em determinado momento, chamou Pedro de diabo, conforme o evangelho. Contudo, não estamos perdidos. Deus não perde absolutamente nada. Assim como dele tudo saiu, para ele tudo volta. É apenas uma questão de tempo, pois a misericórdia divina nos dá oportunidade de rever nossa postura e retomar o caminho do Bem, num caminhar constante através das reencarnações.

 Anjos, por outro lado são os bons Espíritos, encarnados ou desencarnados, que se fizeram anjos ao longo de sua evolução, que fazem a vontade do Pai e se tornam seus mensageiros, que vêm ao nosso encontro nas horas mais difíceis. Mesmo na Terra há anjos que pregam a paz e a harmonia entre os homens, que defendem os fracos e socorrem os necessitados, que combatem a miséria e a ignorância, e que se sacrificam, se preciso for, para que a humanidade esteja mais próxima de Deus e seja feliz.

 Sendo assim, Laura, a Doutrina Espírita fala da obra milagrosa de Deus, que é a natureza. Tudo, absolutamente tudo que existe, está regulado por leis perfeitas. Até mesmo as curas espirituais, ditas milagrosas que, vez outra acontecem em algum ambiente religioso, nada mais são do que a manifestação das leis da natureza num nível que nem sempre conseguimos entender. Mas, com certeza, podemos assegurar que o amor é o maior milagre do mundo, pois, no fundo, o amor é a própria manifestação de Deus em nós.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário