faça sua pesquisa

sábado, 3 de outubro de 2020

PENSAMENTO; CURAS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR









 Gostaria que me explicassem essa questão de Espíritos obsessores. N’O LIVRO DOS ESPÍRITOS existe uma questão que diz que Deus não permitiria que alguém mandasse um Espírito mau para nos atormentar. Mas, na prática, não é o que acontece, porque estamos vendo constantemente pessoas perseguidas e obsidiadas por Espíritos do mal. ( Nair Belosi Moura, Marília)

Você certamente se refere à questão 551 d’O LIVRO DOS ESPÍRITOS, que diz o seguinte: “Pode um homem mau, com a ajuda de mau Espírito que lhe é devotado, fazer mal ao seu próximo? Resposta: “Não. Deus não o permitiria”. À primeira vista, para quem lê somente esta questão e se fixa nela, sem examinar o capítulo como um todo, a impressão que se tem é que é impossível alguém se valer de um Espírito para atormentar uma pessoa a quem quer prejudicar.

 No entanto, Nair, não é o que acontece, como você mesma diz. Então, será que os Instrutores de Kardec se enganaram? Vamos examinar a questão para dirimir essa dúvida. (É por isso que a obra não deve apenas ser lida; cada questão deve ser analisada dentro de um contexto. Vamos começar examinando o sentido do verbo “permitir”.  Permitir, no dicionário, quer dizer “dar licença, autorizar”.  Então poderíamos entender a pergunta de Kardec assim: “Será que Deus dá licença ou autoriza uma pessoa se utilizar de um Espírito para prejudicar outra? ”.É claro que não.

 De nossa parte perguntamos: “Deus permite que um homem faça mal ao outro?”. É claro que também não. Contudo, com ou sem a permissão de Deus, o homem pratica o mal. Na verdade, segundo a visão espírita, não se trata de um consentimento pessoal de Deus, porque não é assim que as coisas funcionam. Deus atua através de suas leis, assim como, aqui na Terra, os juízes também se utilizam de leis para promover a justiça. Ninguém vai pedir ao Juiz para prejudicar uma pessoa, até porque o Juiz não autorizaria essa prática. Todavia, quando a pessoa quer prejudicar, ela o faz sem a permissão da autoridade. Desse modo, Nair, podemos entender, nessa respostas d’O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, o que quer dizer “Deus não o permitiria”.

  Outro aspecto da questão é o sentido da pergunta no contexto de todo o capítulo d’O LIVRO DOS ESPÍRITOS.  O capítulo tem por título: “Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal”, referindo-se aos casos em que os desencarnados (tanto os bons quanto os mal intencionados) podem ter influência sobre nós. Nesse sentido, a questão 459 diz o seguinte: “Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e nossas ações? Resposta: “A esse respeito sua influência é maior do que credes, porque frequentemente são eles que vos dirigem”. Veja, portanto, Nair, que se essa influência é possível, o campo está aberto tanto para as boas como para as más influências espirituais.

Na questão 469, Kardec pergunta “por que meios podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos”. E a resposta é clara: “Fazendo o bem e colocando toda vossa confiança em Deus, repelireis a influência dos Espíritos Superiores e destruireis o domínio que eles querem ter sobre vós”. Isso quer dizer que existem influências espirituais negativas, mas quer dizer também que cada um de tem os meios para se defender ou para se preservar desse tipo de influência. Ou seja, da mesma forma que podemos nos defender dos encarnados, também nos defendemos dos desencarnados.

 Mas o que vem dar uma resposta definitiva  é a questão 549, mais adiante, quando se refere a pactos e, na resposta lemos um exemplo prático dado pelos Espíritos, que é a seguinte: “Queres atormentar teu vizinho e não sabes como fazê-lo. Então chamas para ti Espíritos inferiores que, como tu, não querem senão o mal, e para te ajudarem querem que tu lhes sirva nos seus maus propósitos”. E, então, vem o desfecho da questão, nestes termos: “Mas não se segue daí que o teu vizinho não possa se livrar deles por uma conjuração contrária e por sua vontade”.

 Logo, o que podemos inferir deste capítulo d’O LIVRO DOS ESPÍRITOS é que tanto os bons quanto os maus Espíritos podem ter influência em nossa vida, independente se alguém os está mandando ou não. No caso de alguém encomendar algo contra nós, o que prevalece é a nossa condição espiritual. Os desencarnados têm acesso a nós por meio de nosso campo vibracional – ou seja, do sentimento e das intenções que criamos com os nossos pensamentos e com a nossa vontade no dia a dia da vida.

 É por isso que os Instrutores disseram que a única maneira de não sermos atormentados é procurar fazer o bem. Desse modo, aquele que tem uma vida reta, que não deseja o mal ao próximo, que faz todo o bem que está ao seu alcance, já criou uma proteção para si mesmo, uma vez que os Espíritos inferiores não conseguirão furar o bloqueio do bem para lhes fazer o mal. Todo fenômeno da natureza – inclusive o nosso comportamento – é regulado pela Lei de Causa e Efeito. Foi por isso que Jesus recomendou o amor ao próximo que, na prática, significa fazer o bem.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário