faça sua pesquisa

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

CONSCIÊNCIA; UTILIDADE DO ESPIRITISMO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




  Quem supervisiona as reencarnações no  Mundo Espiritual? É possível ocorrer um erro de reencarnação como, por exemplo, um mal planejamento e não dá certo aquilo que o Espírito esperava e ter que voltar e reencarnar de novo? Como podemos saber se isso acontece? (Adailton)

De uma maneira geral, Adailton, em tese, sabemos que as reencarnações podem ocorrer duas maneiras: pelo processo natural – ou seja, de forma espontânea; ou de forma assistida. No primeiro caso prevalecem os automatismos da natureza ( como é o caso da semente que cai na terra e germina espontaneamente). No segundo é quando há intercessão de outros Espíritos, geralmente preparados para isso, da mesma forma como o agricultor seleciona a semente, prepara a terra e semeia.

  É claro que nisso tudo prevalece o fator evolução. Quanto mais evoluído o Espírito mais assistência recebe; do contrário, quanto menos evoluído, menos possibilidade de favorecer o auxílio de benfeitores. A semente, que cai espontaneamente no solo, também pode germinar, mas corre risco maior de não vingar; aquela, que é convenientemente tratada pelo agricultor, tem mais chance de ser bem sucedida. Acreditamos que a grande maioria dos Espíritos, que reencarnam atualmente na Terra, são assistidos.

Segundo informações de André Luiz, assim como aqui na Terra podemos contar com assistência médica (como é o caso do pré-natal às gestantes) , no plano espiritual há serviços especializados em reencarnação, que participam de planejamentos e acompanham o Espírito durante todo o processo reencarnatório.  Todavia, precisamos considerar que, em nosso nível de evolução não existe perfeição e, portanto, podem existir problemas. E esses problemas se devem mais ao Espírito reencarnante do que propriamente a quem o assiste.

Se você quiser saber mais detalhes sobre como se processa uma reencarnação, pode pegar o exemplo do personagem Segismundo, que está no livro “MISSIONÁRIOS DA LUZ”. Vários capítulos são dedicados a esse momentoso evento, que é a reencarnação, mostrando o que acontece antes, o que acontece durante e o que acontece depois que o Espírito já mergulhou no mundo físico, a partir da formação da célula-ovo, no  ventre materno. Não há nenhuma mágica na reencarnação: tudo caminha segundo as leis naturais.

É possível que o Espírito reencarnante se engane quanto às suas condições quanto a passar por esta ou por aquela prova. No entanto, os Espíritos Superiores, que presidem os institutos de reencarnação, procuram lhe dar certa liberdade para decidir sobre sua vida futura. É nessas escolhas que ele pode se enganar, achando que sairá bem numa situação quando, na verdade, vem a fracassar. Mas, o Espírito não pode viver eternamente dependente; ele precisa aprender a exercitar sua liberdade de decisão e, portanto, está sujeito a erro.

Os erros também nos ensinam – todos sabemos disso, uma vez que na lei de Deus não existe desperdício no sentido mais amplo e mais profundo da palavra: tudo, absolutamente tudo, é aproveitado. Até mesmo os erros o são. Logo, o que é bom ou mau, o que é efetivamente erro ou acerto – para nós, seres humanos – tem um sentido, mas para a Espiritualidade tem outro. Para podermos avaliar nosso desempenho na vida, devemos usar honestidade e bom senso. É assim  que nos aproximamos da verdade.

 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário