faça sua pesquisa

quinta-feira, 2 de julho de 2020

INSTINTO X INTELIGÊNCIA; SOBREVIVERAM; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




 Numa reunião do Centro colhemos a seguinte questão, levantada por um dos presentes: “Uma pessoa vai ao centro para afastar um Espírito obsessor que está com ela. Ouço dizer que não devemos afastar o obsessor à força, mas apenas com evangelho, para que ele desista do que está fazendo e aprenda a perdoar, porque caso contrário, mais cedo ou mais tarde, ele voltará com carga redobrada. Então pergunto: e se o obsessor não se convencer do evangelho, essa obsessão nunca vai acabar?
 Chamamos de obsessor, caros ouvintes, o Espírito que está seguindo uma pessoa com o único objetivo de prejudicá-la. Quase sempre é um inimigo ou, até mesmo, alguém que está a serviço de um inimigo. Veja bem: inimigo que pode ser desta ou de encarnação anterior.  Constatada a obsessão ( até porque nem todos os casos de pessoas perturbadas são casos de ação de Espíritos desencarnados), há pelo menos três meios de tentar resolver o problema, sob o ponto de vista espírita.
O primeiro é acolhendo e esclarecendo o obsidiado para que ele crie resistência ou saiba se livrar da influência perniciosa. O segundo é esclarecer o Espírito obsessor, através de reuniões mediúnicas, tentando sensibilizá-lo com os argumentos do evangelho ou da fé racional. E o terceiro caminho é trabalhar com os dois – tanto com o obsessor como com o obsidiado – para que ambos percebam o caminho da libertação e ajudem-se mutuamente a se livrarem dessa perturbadora e desastrosa ligação.
  A questão, no entanto, precisa ser entendida, tanto do ponto de vista do obsidiado quanto do obsessor, simplesmente porque existe uma ligação – geralmente de ódio – entre eles, que veio do passado – como já  dissemos: desta ou de outra encarnação. Neste particular é mais fácil convencer o obsidiado do que o obsessor, até porque o obsidiado é uma pessoa humana, ali presente, que estamos vendo, que pode ser conhecida e, portanto, encontra-se mais acessível ao esclarecimento e à orientação.
 Muitas vezes, o simples convencimento do obsidiado – de que ele não é apenas uma vítima inocente, mas também responsável pelo que está acontecendo – acaba por despertar-lhe o interesse em melhorar seu pensamento, suas atividades e sua conduta diária, o que às vezes basta para que o obsessor vá aos poucos perdendo seu domínio sobre ele e se afaste. Para qualquer um de nós não existe uma proteção maior contra investidas negativas do plano espiritual do que um bom comportamento. Nossa vida moral é o maior antídoto contra a obsessão.
 No entanto – preste atenção nisso -  o simples convencimento do obsessor – quando o obsidiado não se  esforça o suficiente para mudar suas atitudes e comportamento – não resolve o problema, porque a ligação mental entre ele e o obsessor continua aberta e o obsidiado, ainda que inconscientemente, continuará atraindo o obsessor com o seu ódio. Por isso é que, num grupo espírita esclarecido, fala-se que é mais urgente e necessário trabalhar o obsidiado do que o obsessor.















Nenhum comentário:

Postar um comentário