faça sua pesquisa

quarta-feira, 29 de julho de 2020

CONCENTRAÇÃO MENTAL; PENSAMENTO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




  Li tempos atrás, em algum livro, que Allan Kardec foi médico. Isso é verdade? Existe alguma relação entre Espiritismo e Homeopatia? Isso tem alguma coisa a ver com essa possibilidade de Kardec ter sido médico? ( Roberto Silva)
 Ao que sabemos, Allan Kardec não foi médico, Roberto, mas sim educador, escritor, tradutor e estudioso das ciências da época. Em suas biografias há uma referência de uma tese que teria defendido pela Academia de Arrás, cujo tema o remetia à medicina. No entanto, Kardec não frequentou um curso específico de medicina. Na época, a ciência ainda estava muito aquém do que é hoje, não havia tanta especialidade nos conhecimentos, de modo que não era tão difícil para pessoas estudiosos ter uma cultura geral muito ampla, que abrangia várias ciências.  Kardec era um intelectual de sua época.
  O que podemos afirmar é que o prof. Rivail, antes de ser Allan Kardec – e, portanto, antes do surgimento do Espiritismo – foi um estudioso do Magnetismo Animal, um ramo de estudos criado pelo médico alemão Franz Anton Mesmer, que havia desencarnado em 1815.  Rivail se identificou com a proposta terapêutica desse médico – que acabou perseguido pela própria classe médica europeia -  pois via todo paciente como um ser humano integral e não simplesmente como um corpo doente. Baseava-se no fato de que todo ser vivo é detentor de forças magnéticas, que podem ser utilizadas em processos de cura.
 O Mesmerismo, como passou a ser chamado, não considerava apenas a cura do corpo em si, mas a condição moral da pessoa, seus valores e sentimentos, seu estilo de vida, que teriam influência decisiva no equilíbrio vital do organismo. Tanto assim que foi Mesmer quem vulgarizou o “passe magnético”, como forma de transmissão de fluidos magnéticos do passista e de restabelecimento do cosmos orgânico e da saúde mental.  Mesmer não tinha noção da vida espiritual.
  Além do Mesmerismo, Rivail também tinha grande admiração pela Homeopatia, criada pelo médico alemão Samuel Hannemann, outro ramo da medicina que trata do homem integral, como forma de se opor aos tratamentos dolorosos e muitas vezes cruéis e ineficazes da medicina da época. Desse modo, tanto o Mesmerismo como a Homeopatia acabaram oferecendo importantes subsídios para o Espiritismo, que veio anos depois, e que ampliou mais ainda a visão integral do homem, não apenas como um ser humano, mas como Espírito imortal.
 Portanto, o fato de muitos espíritas e Espíritos adotarem a homeopatia tem a ver com a postura de Allan Kardec e com a importância que esses dois ramos da medicina dos séculos XVIII e XIX tiveram no surgimento da Doutrina Espírita, visto que elas anteciparam vários dos conceitos que os Espíritos utilizaram nas obras da codificação para fundamentar o Espiritismo, como “fluido cósmico universal” e os fenômenos de emancipação da alma, entre eles a dupla vista e o sonambulismo.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário