faça sua pesquisa

domingo, 12 de julho de 2020

ESTÁGIOS EVOLUTIVOS; VULNERABILIDADE; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




 No Espiritismo é possível curar uma pessoa que tem doença mental há muitos anos.?
Esta questão é um tanto ampla e sobre ela cabem algumas considerações.  Precisamos deixar claro que não é papel do Espiritismo se dedicar a cura de doenças, apesar de existirem médiuns de cura ou grupos espíritas que se dedicam especificamente ao tratamento de doentes. Primeiro, porque, na concepção espírita, a doença pode significar a “cura do espírito”, ou seja, a doença vem em consequência de uma necessidade do espírito no seu caminhar, através das reencarnações, para obter uma condição melhor no futuro.
 É muito difícil para a família – e, principalmente, para os pais – aceitar e conviver com uma situação em que tenham filhos com esse tipo de problema, sem questionarem o porquê e sem sofrerem as angústias que advêm da inconformação e mesmo da revolta, principalmente nos primeiros momentos. Isso vai acontecer mais entre os pais que não acreditam na reencarnação e que, por isso mesmo, crendo que a vida é única, sentem-se preteridos por Deus em relação aos outros pais.
 Em segundo lugar, chamamos “cura” a uma alteração mais ou menos profunda de um quadro clínico (físico ou mental), a que chamamos doença ou enfermidade. Desse modo, há curas e curas. Há curas que apenas atenuam os sintomas, deixando-os mais leves e mais suportáveis, e há outras que podem fazer desaparecer por completo os sintomas, mesmo que seja temporariamente. Afinal, você há de convir conosco que nenhuma cura, por mais extraordinária que seja, pode nos livrar da morte.
 No entanto, as doenças não ocorrem por acaso. Como diz Allan Kardec, elas decorrem da imperfeição do corpo (quando a doença é física) e da imperfeição da alma (quando é psicológica ou mental). Há espíritos, que reencarnam com certas limitações ou imprecisões fisiológicas, por causa de abusos cometidos no passado e outros porque eles mesmos sentiram necessidade de experimentar, enquanto encarnados, esse tipo de experiência. Tanto assim que há pacientes calmos e outros impacientes e revoltados. Em todos esses casos, os pais têm um papel fundamental e terão um grande avanço espiritual se souberem agir com amor e dedicação.
 Além do mais, precisamos ter mente que existe uma diferença entre doença mental e deficiência mental, segundo a classificação científica. O deficiente é aquele que já nasce com limitações mentais (como é o caso da Síndrome de Down) e, ao longo da vida, ele vai conviver com esse problema, apesar dos cuidados que lhe podem ser proporcionado pela família, pela escola e pela sociedade. Já o doente mental é aquele que manifesta a doença durante a vida – caso da esquizofrenia -  que pode surgir numa determinada idade, geralmente com transtornos de comportamento.
 No entanto, qualquer que seja a raiz do problema, por deficiência ou por doença, o tratamento espiritual do paciente é sempre oportuno, ao lado da terapia médica e psicológica, é claro. Enquanto a medicina trata das causas aparentes da enfermidade, por insuficiência ou deficiência no funcionamento do cérebro, o Espiritismo busca atingir as causas espirituais mais profundas, mas sem compromisso de cura, porque isso depende da trajetória de cada Espírito. O tratamento espirita é feito através de passes, água fluídica e preces. Há casos em que as melhoras são bem significativas.
 Podemos considerar, ainda, que as providencias terapêuticas e educacionais, que hoje já podemos dispensar aos pacientes psiquiátricos e deficientes mentais, são muito importantes para o Espirito. Elas vem ao encontro de suas necessidades, pois toda melhora ou toda cura obtida numa encarnação vai refletir na sua condição espiritual, estimulando os centros nervosos do períspirito para equacionamentos futuros.
 Portanto, cara ouvinte, em relação à cura, nem a medicina, nem o Espiritismo podem dizer o que será possível atingir. Cada situação depende de uma série de fatores e providências, mas nunca podemos descartar o valor da fé da família e o empenho de todos para facilitar o acesso de tratamentos médicos e espirituais que vão ajudar o paciente, algumas vezes, aliviando sua carga de aflição e trazendo conforto para todos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário