faça sua pesquisa

sexta-feira, 3 de julho de 2020

DOENÇAS E CURA SEGUNDO O ESPIRITISMO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR


O Espiritismo seja através das chamadas obras básicas, seja através de manifestações posteriores reunidas em livros, oferece importantes elementos para reflexão sobre o tema doenças/cura. Compulsando, por exemplo, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, encontramos que “as doenças pertencem às provas e às vicissitudes da vida terrena. São inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos. As paixões e excessos de toda espécie, por sua vez, criam em nossos organismos condições malsãs, frequentemente transmissíveis pela hereditariedade”.  A respeito das “doenças de nascença, sobretudo aquelas que tiram aos infelizes a possibilidade de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, a imbecilidade, são efeitos que devem ter uma causa, em virtude do axioma de que todo efeito tem uma causa, e desde que se admita a existência de um Deus justo, essa causa deve ser justa. A causa sendo sempre anterior ao efeito e, desde que não se encontra na vida atual, é que pertence a uma existência precedente”.  Já através do médium Chico Xavier, o Benfeitor Espiritual Emmanuel no livro RELIGIÃO DOS ESPÍRITOS diz que “a criatura, durante a reencarnação, elege, automaticamente, para si mesma, grande parte das doenças que se lhe incorporam às preocupações”. Mais tarde, em mensagem inserida no livro AMOR E SABEDORIA DE EMMANUEL, explica que “os estados mórbidos são reflexos ou resultantes de nossas vibrações mais íntimas (...). Essas DOENÇAS-AVISO se verificam por causas de ordem moral. Quando as advertências não prevalecem, surgem as úlceras, as nefrites, os reumatismos, as obstruções, as enxaquecas (...). As moléstias dificilmente curáveis, como a tuberculose, a lepra, a cegueira, a paralisia, a loucura, o câncer são escoadouros das imperfeições. A epidemia é uma provação coletiva (...)”. Já na obra PENSAMENTO E VIDA, comentando a relação mente/doença, diz que “toda emoção violenta sobre o corpo é semelhante a martelada forte sobre a engrenagem da máquina sensível, e toda aflição amimalhada é como ferrugem destruidora, prejudicando lhe o funcionamento. Sabe hoje a Medicina que toda tensão mental acarreta distúrbios de importância no corpo físico. Estabelecido o conflito espiritual, quase sempre as glândulas salivares paralisam suas secreções, e o estomago, entrando em espasmo, nega-se à produção do ácido clorídrico, provocando perturbações digestivas a se expressarem na chamada colite mucosa. Atingido esse fenômeno primário que, muita vez, abre a porta a temíveis calamidades orgânicas, os desajustamentos gastrintestinais repetidos acabam arruinando os processos de nutrição que interessam o estímulo nervoso, determinando variados sintomas, desde a mais leve irritação da membrana gástrica até a loucura de abordagem complexa. O pensamento sombrio adoece o corpo são e agrava os males do corpo enfermo”. Lá também poderá ser lido que “se não ultrapassássemos os limites do necessário, na satisfação das nossas exigências vitais, não sofreríamos as doenças que são provocadas pelos excessos, e as vicissitudes decorrentes dessas doenças”. Noutra oportunidade, escreveu que “se não é aconselhável envenenar o aparelho fisiológico pela ingestão de substâncias que o aprisionem ao vício, é imperioso evitar os desregramentos da alma que lhe impõem desequilíbrios aviltantes, quais sejam aqueles hauridos nas decepções e nos dissabores que adotamos por flagelo constante do campo íntimo. Cultivar melindres e desgostos, irritação e mágoa é o mesmo que semear espinheiros magnéticos e adubá-los no solo emotivo de nossa existência, é intoxicar, por conta própria, a tessitura da vestimenta corpórea, estragando os centros de nossa vida profunda e arrasando, consequentemente, sangue e nervos, glândulas e vísceras do corpo que a Providência Divina nos concede entre os homens, com vistas ao desenvolvimento de nossas faculdades para a Vida Eterna”. Por fim, o Espírito André Luiz, considera que “as depressões criadas em nós por nós mesmos, nos domínios do abuso de nossas forças, seja rendição ao desequilíbrio, seja estabelecendo perturbações em prejuízo dos outros, plasmam, nos tecidos fisiopsicossomáticos que nos constituem o veículo de expressão, determinados campos de ruptura na harmonia celular. Verificada a disfunção, toda a zona atingida pelo desajustamento se torna passível de invasão microbiana (...). Desarticulado, pois, o trabalho sinérgico das células nesse ou naquele tecido, aí se interpõem as unidades mórbidas, quais as do câncer, que, nesta doença, imprimem acelerado ritmo de crescimento a certos agrupamentos celulares, entre as células sãs do órgão em que se instalem, causando tumorações invasoras e metastásicas, compreendendo-se, porém, que a mutação, no início, obedeceu a determinada distonia, originária da mente, cujas vibrações sobre as células desorganizadas tiveram o efeito das projeções de raios X ou de irradiações ultravioleta, em aplicações impróprias”.

  Como podemos avaliar as consequências espirituais de uma pessoa, que se vale de um cargo público, para tirar vantagens em seu favor?

  Na lei humana – mais precisamente, no Código Penal, que estabelece penas aos condenados – o corrupção aparece como um crime contra a sociedade. Sabemos, porém,  que a lei dos homens pode ser bem ou mal aplicada e, dependendo do autor do crime, este pode driblar a lei, provando inocência. De qualquer forma, mesmo que condenado, os efeitos penais são sempre relativos, uma vez que a justiça humana não dispõe de instrumentos que possam detectar o espírito do réu.
Perante a lei de Deus, porém, a situação é outra, os mecanismos da justiça são outros. A nossa consciência moral é o instrumento mais eficaz para detectar nossos verdadeiros sentimentos ou a verdade que permanece viva no espírito de cada um. É ela que, em última instância, vai funcionar para nos absolver ou condenar, pois essa consciência é dotada de um dispositivo perfeito para verificar a relação entre aquilo que fazemos e o que realmente sabemos a respeito do que fazemos.
Diante da lei humana, o criminoso pode alegar ignorância e, se ninguém provar o contrário, um crime doloroso pode se converter em crime culposo – ou seja, será atenuada a gravidade da falta, diminuída sua pena ou, simplesmente, descaracterizado o crime. Mas, diante da lei divina, aquela que está escrita na sua consciência, o julgamento não é tão simples assim e se realiza por outras vias.
Como a consciência moral é sustentada pela percepção que a pessoa tem das leis da vida, essa consciência vai se modificando na medida em que o Espírito vai amadurecendo. Isso quer dizer, em última instância, que quanto maior a vivência do Espírito, mais consciência ele adquire do bem e, consequentemente, mais se afasta do mal. Logo, um ato que cometeu hoje pode não lhe estar trazendo efeitos danosos neste momento, mas o trará certamente no futuro, quando estiver mais amadurecido.
É esse mecanismo da consciência moral – que faz o confronto entre a evolução espiritual do indivíduo e a prática de sua vida – que vai desencadear, mais cedo ou mais tarde, o remorso no Espírito culpado. E dessa consciência ele não terá como fugir. A única apelação que poderá fazer é buscar uma forma mais amena de resolver seu conflito interior, através das reencarnações. É a isso que chamamos de misericórdia divina, o perdão de Deus.
Aquele ou aquela que comete um crime contra a sociedade – como são os casos de corrupção – certamente responderá por isso com um pouco mais de profundidade do que a lei humana exige. É claro que o fato de a pessoa ter consciência ou não do que está fazendo pode ser um fator agravante ou atenuante, mas jamais a exime do crime. Espíritos que abusaram do poder, que utilizaram a máquina pública para benefício próprio, , com toda certeza, responderão por isso.
Não temos como saber quando e como isso vai acontecer, porque cada um percorre o próprio caminho nesta e nas vidas futuras. Mas, sendo ou não condenado pela lei humana, resta saber quando se defrontará com o julgamento de sua própria consciência. A duração da pena não sabemos, nem quando começa e nem quando termina. Pode ser maior ou menor, mais branda ou mais sofrida, no mundo espiritual e em outras encarnações, até que o Espírito se encontre apto a perdoar a si mesmo, libertando-se por fim da carga de aflição que o acompanhou por certo tempo.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário