faça sua pesquisa

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

RELIGIÃO E SALVAÇÃO; MELINDRES; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




  “Eu ainda não entendi o que é auto perdão”. “Eu penso que se a pessoa fez uma coisa errada e depois se perdoa, ela vai fazer de novo. E, se erra novamente, até quando vai continuar se perdoando?  Esse auto perdão não é uma desculpa para voltar a errar?”

 Nesse sentido, que você está usando, sim.  Há pessoas que vivem pedindo desculpas ( por isso, por aquilo – aliás, por todos os deslizes que cometem), mas nunca se emendam e continuam usando de desculpas para ofender e ferir. Essas pessoas ainda não têm consciência da gravidade de seus atos e pensam que os outros podem tolerá-las ao infinito. São imaturas, contumazes, insistem sempre no mesmo erro, mas não são capazes de reconhecê-los.

 Não é a esses casos que se aplica o auto perdão naturalmente, até porque o sentimento de culpa tem um papel importante em nossa vida, principalmente quando erramos conscientemente e, depois de errar, nos arrependemos para, em seguida, decidirmos reparar o prejuízo causado. Logo, o impulso, que nos leva à reparação ou à correção do erro cometido, é o primeiro indicio de que realmente houve arrependimento.

 O sentimento de culpa, portanto, decorre do arrependimento sincero pelo mal praticado, e ele é útil na medida em que contribui para a reparação do erro e para que a pessoa não volte a errar. No entanto, muitas vezes, a culpa é desproporcional ao erro e, nesses casos, ela é intensamente perturbadora. Quando perturbadora ela pode levar o culpado a sofrimentos inenarráveis e a atos extremos (como o suicídio, por exemplo), pode causar  enfermidades físicas e mentais.

 Na obra, NOS DOMINIOS DA MEDIUNIDADE, encontramos o caso de um rapaz que chegou bêbado em casa e esbofeteou o pai. O pai, incapaz de revidar e já perdendo sangue pela boca, gritou ferozmente com o filho, afirmando em voz alta que seu braço secaria. Naquele momento, o filho-agressor registrou na mente a maldição do pai e, assim que tomou o bonde para de fugir de casa e de si próprio, perdeu o equilíbrio e caiu sob as rodas do veículo, vindo a perder um braço.

 Ele sobreviveu por alguns anos cristalizando em seu pensamento que a maldição do pai tivera a força de uma ordem e por isso ao desencarnar recuperara o membro antes mutilado, a pender-lhe ressecado e inerte no corpo espiritual. Ou seja, com a mente subjugada pelo remorso ele introjetou no próprio espírito a maldição recebida. É assim que funciona o mecanismo da culpa em nossa mente. Desse modo, a culpa, cedo ou tarde, pode levar a pessoa a  praticar violências contra si mesma, mas este não é o melhor caminho para a libertação.

  No livro MISSIONÁRIOS DA LUZ,  André Luiz relata o caso de Segismundo, um Espírito que, numa encarnação passada, assassinou seu rival na disputa do amor de uma jovem. Não há referência de arrependimento imediato por parte do assassino, mas o  tempo acabou cristalizando em sua mente o mal praticado. Quando já havia alcançado nível considerável de evolução, é que a dor da culpa soou mais forte na sua consciência  e ele decidiu quitar de uma vez por todas sua dívida para reconciliar-se com o adversário.

  Contudo, a essa altura ele já era capaz de compreender que seria inútil pagar com sofrimento o que poderia fazer com afeto e devoção. Decidiu, então, renascer como filho de seu antigo rival que, ao lado da mulher que no passado fora o pivô do crime, agora os dois poderiam dele receber a compreensão e o amor que nunca lhes devotara. Trata-se de uma forma de auto perdão ou de reconhecimento de que Deus nos ama e sempre nos dá oportunidades de ajustamento às leis da vida.

 Desse modo, quase sempre as doenças renitentes, os aleijões físicos e mentais que marcam dolorosamente uma vida, as mortes muito sofridas e as expiações coletivas, que frequentemente acontecem, envolvem aqueles Espíritos que não conseguiram se perdoar pelo mal que fizeram no passado e, sendo assim, não encontraram um caminho mais suave ( mas não menos eficaz) de resolver seus conflitos de consciência. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário