faça sua pesquisa

sábado, 12 de dezembro de 2020

PENSAMENTO; ESPÍRITAS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR


 



Gostaria de saber do Espiritismo por que a gente tem de sofrer por erros de outra encarnação. Isso seria o mesmo que bater numa pessoa que não sabe porque está apanhando. De que serve isso, se ela não se lembra? Acho um tanto contraditória essa ideia com a Justiça de Deus.

  Tudo na natureza obedece à lei de causa e efeito. E nem sempre o efeito ocorre imediatamente após a causa. Portanto, é possível que, a princípio não se perceba uma relação entre uma coisa e outra, mas isso poderia ser constatado depois de um estudo mais demorado. Por exemplo: um individuo comete um abuso num determinado momento de sua juventude; passa grande parte da vida sem perceber qualquer anormalidade, mas quando atinge a idade madura, começa a ter sérios problemas de saúde em relação ao abuso que cometeu no passado e do qual não se lembra.

 Logo, não é pelo fato de ele não se lembrar do abuso que cometeu  que deixará de sofrer seu efeito nocivo num período mais avançado de sua vida. Seu médico com certeza vai investigar isso e provavelmente vai apontar para algo que aconteceu no seu passado distante e que só agora vem se manifestando de forma ostensiva. Mas se o médico não descobrir a causa, mesmo assim, essa causa continuará atuando, porque se trata de uma lei da natureza, a lei de causa e efeito.

 Transportemos isso para a conjunto de muitas existências que temos na Terra. Se a causa de um mal, que estamos sofrendo hoje, não está nesta vida, com certeza está em outra de que não nos lembramos. Isso se aplica, de maneira mais clara, em relação às crianças que já nascem doentes ou portadoras de diversas limitações – as chamadas crianças com necessidades especiais, algumas das quais têm vida muito curta Como vamos explicar a condição dessas crianças perante a lei de Deus? O que fizeram elas nesta vida para merecer esse castigo?

 Por que Deus faria nascer crianças nessas condições? Onde estaria a justiça? Por que essas determinadas crianças e não outras? Por que nesta família e não em outra. O Espiritismo veio nos trazer luz em relação a esse e a tantos outros problemas que são causas de muito sofrimento no mundo. Veio nos explicar o porquê do sofrimento humano. Não há outra explicação sustentável a não ser o fato de o mesmo Espírito passar por várias encarnações. Não fosse isso, cairíamos na questão da injustiça ou da preferência de Deus sobre alguns e o desprezo de outros, o que invalidaria o conceito de um Deus bom e justo. Qual seria, então, o critério da justiça?

 Com o propósito de nos esclarecer e demonstrar que “nada acontece por acaso”, é que a Doutrina Espírita vem dizer o porquê da resignação e da coragem ante problemas que, aparentemente, não têm solução. Como poderíamos aceitar um destino muitas vezes tão cruel, diante de outras pessoas que parecem atravessar a vida de uma forma aparentemente tranquila?  Os problemas da vida precisam ser encarados como pedras que colocamos em nosso caminho, e que é preciso tempo para removê-las. Se não as removemos numa mesma encarnação, procurando praticar a Lei do Amor, certamente as removeremos em outras.

 Quando Jesus fala a Nicodemos que é necessário nascer de novo, da água e do espírito, ele não está se referindo apenas ao despertar da alma para uma nova vida moral.  Em nível espiritual é o que realmente precisa acontecer conosco, mas “nascer da água” – expressão usada por Jesus -  é reentrar no ciclo da vida orgânica, da vida do corpo, que começa na água, pois a água para os judeus era o símbolo da vida biológica. Sobre isso, aprenda mais lendo n’O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO o capítulo 4º, intitulado. “Ninguém poderá ver o reino de Deus, se não nascer de novo”.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário