faça sua pesquisa

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

BONDADE; SOBREVIVERAM; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




 Juninho quer saber o que o Espiritismo pensa a respeito dos milagres. Existe milagre para o Espiritismo? Jesus não fez milagres?

  Depende do que você entende por milagre. Se, para você, milagre é um fato natural extraordinário que mesmo a ciência ainda não consegue explicar, então dizemos que existe. A ciência, por mais desenvolvida, não tem a pretensão de responder a todas as perguntas ou de resolver qualquer dúvida, até porque não há uma verdade pronta e acabada para o ser humano. Há muita coisa que a ciência  ainda tem por descobrir.

Mas, se para você, cara ouvinte, milagre é um fato que foge às leis da natureza e que, portanto, nunca será conhecido porque é uma derrogação das leis naturais, o Espiritismo considera que não existe. Para a Doutrina espírita não existe o sobrenatural e nem Deus derroga suas leis. O próprio Espírito, ainda desconhecido pela ciência, pertence à natureza. Aliás, a natureza é perfeita em suas leis.

Deus não faria leis imperfeitas, que precisassem ser revogadas apenas para Ele se exibir e provar ao homem quanto é poderoso. Pelo contrário, o poder de Deus está sendo demonstrado todos os dias, justamente pelo cumprimento de suas leis e não pela sua derrogação. A natureza em si é um milagre que a ciência está procurando desvendar. Logo, para o Espiritismo, o que comumente se chama de milagres são fatos extraordinários para os quais o homem ainda não encontrou explicações.

 Essa concepção espírita não afasta, porém, a ocorrência de fatos que, à primeira vista, parecem miraculosos ou mágicos . Para a doutrina são fatos raros, mas  não impossíveis; por isso mesmo eles ocorrem. E podem ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer lugar ou religião. Se você consultar o livro A GÊNESE, de Allan Kardec, lá vai encontrar uma parte dedicada ao tema milagres e profecias, que vai responder melhor às suas indagações.

 Jesus, como Espírito puro, evidentemente tinha conhecimentos superiores sobre a natureza e podia manipular os fenômenos com certa facilidade pela sua própria condição moral. Mas ele não disse que só ele poderia fazer o que fez. Todos poderíamos. Além do mais, os feitos por ele realizados foram narrados por espectadores da época que, pelo fato de não entendê-los, levaram-no a conta de milagres, como se Jesus estivesse agindo em desacordo com as leis de Deus.

 Há uma forte tendência no ser humano em buscar o fantástico e o maravilhoso. Kardec, em suas obras, chama muita atenção sobre isso. Não é por acaso que as crianças se encantam com os contos de fadas, onde tudo é mágico e nada tem explicação. Nós, adultos, também nos interessamos por essas histórias, porque nos fascinam e nos mostram o impossível. No entanto, as leis de Deus, por si, já são milagrosas, a ponto de fazer com que uma célula microscópica, acolhida no útero materno, se transforme numa criança e esta numa pessoa adulta. Este é um dos grandes milagres da natureza.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário