faça sua pesquisa

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

VICIOS; EFEITOS DA PRECE; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




Qual a causa do sofrimento na primeira encarnação humana? (Cristiano)

-  Cristiano, a ciência afirma que os primeiros seres humanos devem ter surgido sobre a Terra por volta de 6 ou 7 milhões de anos atrás, numa condição bem rústica e como produto da evolução de certas linhagens de primatas (ou macacos mais habilidosos) que, até então, eram os seres mais inteligentes do planeta. Contudo há pelos menos dois pontos importantes que temos a acrescentar.

Primeiramente, que não há como precisar o momento exato em que o ser humano surge na Terra; ou seja, não dá para saber a partir de que momento um ser pode ser considerado humano e não mais animal, pois se trata de uma faixa mais ou menos longa de tempo em que as características humanas vão aos poucos se consolidando.  Em segundo lugar, que não deve ter surgido um ou dois, mas certamente milhares de humanos ao mesmo tempo, e talvez em diferentes pontos do planeta.

Sob a ótica espírita, vemos esta questão tratada com muito critério na obra EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, onde André Luiz mostra o paralelismo entre a evolução biológica e a evolução espiritual a partir das transformações do perispírito. Desse ponto de vista também não dá para precisar se houve algum momento especial para que acontecesse tal transformação, mas ao que tudo indica, seguindo as leis naturais, tratou-se de uma longa fase de transição entre o animal e o homem.

  No animal a questão do sofrimento está ligada unicamente ao processo de evolução. Como o animal (que chamamos irracional) não tem a consciência moral desenvolvida, para saber por exemplo o que é o bem e o que o mal, seu sofrimento decorre apenas de sua própria experiência de vida para desenvolver certas capacidades. É através dessa experiência que ele vai se adaptando às condições de sobrevivência  dele e de sua prole para promover a evolução. Por isso, os animais só têm dor evolução; eles não conhecem expiação.

  No ser humano é diferente. Além da dor-evolução, o homem sofre as consequências de seus erros morais, e sofre mais moralmente do que fisicamente Ora, nas suas primeiras encarnações, quando estava começando a desenvolver o raciocínio e a emoção, ele ainda não tinha dívida e nem conflito  moral, porque não tinha o necessário discernimento para diferenciar o bem do mal. Basta a gente a analisar as comunidades primitivas, como as dos índios, por exemplo, para perceber que o discernimento moral é ainda bem reduzido e que, portanto, a maior parte de seus sofrimentos ase deve à dor-evolução.

  Logo, a primeiras encarnações humanas sobre a Terra, Cristiano, deu-se na fase do homem primitivo. Nessa época, quase que totalmente voltado para o instinto, ele lutava para sobrevivência da prole e, nessa luta pela vida, ele tinha que enfrentar e sofrer as agruras de um meio hostil e agressivo -  conhecendo epidemias, desastres naturais, ataque de animais, etc. -  com o que veio aprendendo a se superar e a encontrar o caminho mais adequado para garantir uma vida de melhor qualidade.

Aquilo que vulgarmente se chama de questão cármica – ou seja, ao que está relacionado às suas dívidas morais – só vai surgir com o tempo, na medida em que ele vai se adaptando à vida em grupo, à disputa de espaço com outros grupos, para desenvolver sua capacidade de convivência. As noções morais mais elevadas ( de bem e de mal) só vão surgir com os milênios de experiências na carne, principalmente depois do surgimento da civilização.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário