faça sua pesquisa

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

ANIMAIS; CAUSA E EFEITO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




  Em uma reunião de estudos do centro, um dos presentes levantou a seguinte questão: “Espírito e Alma são  a mesma coisa? Os católicos costumam chamar de alma o que os espíritas chamam de espírito, como almas do outro mundo, almas do purgatório”. 

 Voltemos ao LIVRO DOS ESPÍRITOS, de Allan Kardec, a partir da questão 134, que pergunta: “Que é a Alma?” Resposta: “Um Espírito encarnado”. “Que era a alma antes de se unir ao corpo? Resposta: “Espírito” “As almas e os Espíritos são, portanto, a mesma coisa?” Resposta: “Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível e que revestem temporariamente um envoltório carnal para se purificar e se esclarecer”.

-Allan Kardec continua perguntando: “Existe no homem outra coisa além da alma e do corpo?” Resposta: “Existe o laço que une a alma ao corpo”. “Qual é a natureza desse laço?” Resposta: “Semimaterial; quer dizer, intermediário entre o Espírito e o corpo e necessário para que possam comunicar-se um com o outro. É por esse laço que o Espírito atua sobre a matéria e, reciprocamente, a matéria atua sobre o Espírito”.

 Em seguida a tais questões, Allan Kardec conclui: “O homem é formado, assim, de três partes essenciais. Primeiro, o corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo princípio vital. Segundo: “A alma ou Espírito encarnado, do qual o corpo é habitação”. Terceiro: “O princípio intermediário ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. São como, num fruto, o germe, o perisperma e a casca”.

 Estes conceitos básicos da doutrina nos dão condições para conceber o ser humano integral. Logo, todos somos Espíritos encarnados e, como Espíritos encarnados, podemos nos denominar de Almas. Alma, portanto, é o Espírito encarnado. A palavra “alma”, utilizada por Allan Kardec no seu sentido original, deriva do termo latino, “Ânima” – que quer dizer “aquilo que anima”, “que dá vida”. Ora, é alma porque anima o corpo, dando-lhe vida inteligente que é a característica básico do espírito. Com o fim da vida física, deixa de ter essa função e, portanto, volta a ser apenas Espírito. A inteligência vem do Espírito, mas na essência, Espírito e Alma são uma mesma coisa.

 No entanto, existe um terceiro elemento, que é o perispírito. Encontramos mais informações sobre o perispírito no LIVRO DOS ESPÍRITOS. Na verdade, o perispírito acompanha o Espírito, de encarnação em encarnação. Ele é o elemento intermediário de que dispomos. Todos nós temos Espírito, perispírito e corpo. O perispírito é formado de uma matéria imperceptível aos nossos olhos, que os instrutores chamaram à época de semimaterial, porque se trata de um tipo de matéria que não se assemelha à matéria tangível que conhecemos no mundo físico e que, portanto, não podemos perceber ou sentir pelos sentidos.

  Tanto o encarnado quanto o desencarnado têm perispírito, que pode ser percebido apenas por médiuns clarividentes. Por isso ele já era citado na antiguidade desde o Egito, e principalmente pelas religiões do Oriente. Todavia, Paulo de Tarso fala desse perispírito em suas cartas, quando se refere ao que ele chamou de “Corpo Espiritual”. É quando ele diz que morremos no corpo carnal e ressuscitamos no corpo espiritual. É o corpo da ressurreição. É, portanto, o corpo com que os Espíritos se apresentam no mundo espiritual ou mesmo aos encarnados, no caso de aparições e de visões dos médiuns.

 O perispírito, devido ao seu elevado nível de plasticidade, não tem uma forma fixa como tem o corpo. Tanto assim que, em cada encarnação, ele assume uma forma juntamente com o corpo, que vai se formando a partir do processo de gestação no útero materno e de todas as transformações que acontecem até a morte; portanto, passando pelas diversas fases do desenvolvimento orgânico.  Se um Espírito aparece, depois de desencarnado, se fizer visível para alguém, apresentar-se-á com esse corpo, que é semelhante em aparência ao corpo físico, e pelo qual pode ser reconhecido. Foi assim que Jesus, depois da morte na cruz, apareceu para seus discípulos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário