faça sua pesquisa

domingo, 27 de setembro de 2020

ALLAN KARDEC E O PENSAMENTO; SOBREVIVERAM; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 




 (Laura Beatriz Bancchieri) Por que nas igrejas evangélicas acontecem com frequência os milagres de cura e no Espiritismo não?

 Primeiro, Laura, porque o Centro Espírita, quando assentado sobre as obras de Allan Kardec,  não procura fazer adeptos mediante a propaganda de curas espirituais. Um centro, que estabelecesse como principal meta a cura de doenças, estaria fora das reais finalidades da Doutrina Espírita.

As pessoas, que se aproximam do Espiritismo, passam a frequentar o centro quando convencidas pela razão, pelo sentimentos que a doutrina proclama e não por meros fenômenos. Quando a cura acontece no meio espírita, o bom senso nos manda tratar a questão com muito cuidado e discrição, a fim de que o centro não se transforme em local de romaria e facilite o envolvimento das pessoas em outros interesses.

Segundo, porque a finalidade do Espiritismo é a cura da alma e não propriamente a cura do corpo. Quando esta ocorre – e isso também acontece no meio espírita – o fato deve guardar a devida discrição, pois ninguém deve prometer cura a ninguém, mas deve se comprometer com o seu tratamento -  seja material, através da medicina; seja espiritual, por meio da assistência religiosa..

As chamadas curas espirituais não são obtidas propriamente pelos líderes religiosos ( rabinos, padres ou pastores), como às vezes se costuma propagar ´para dar credibilidade a determinada igreja.  Jesus, que era Jesus, e que não pertencia a nenhuma igreja ou seita, nunca disse que curou alguém, nunca chamou para si esse mérito de curador; ele apenas confirmava que é a fé do paciente que o curou. Logo, toda cura vem de dentro e não de fora.

Todos nós, embora a maioria ignore, somos dotados de capacidade de autocura.  Isso não é nenhum milagre, mas apenas mais um mecanismo de que a  natureza se vale para restabelecer a saúde, tanto quanto possível, já que a morte é certa e inevitável.  Quando esse mecanismo é acionado por uma fé atuante, ele pode promover certos fenômenos no organismo, restaurando tecidos ou órgãos e promovendo a saúde. É preciso saber, no entanto, duas coisas importantes: se houve realmente cura ou foi apenas impressão; e se a cura é passageira ou é duradoura.

No passado, quando não havia médicos como hoje, nem atendimento à saúde da população, as pessoas recorriam às igrejas e aos curandeiros para obter curas. Vez ou outra logravam sucesso, que acabavam se espalhando com facilidade. Hoje, a medicina, com todo progresso que vem alcançando nos últimos anos, é a forma como Deus nos atende, utilizando essa preciosa  ciência como instrumento de cura ou de alívio para nossos males. Chico Xavier sempre recorreu aos médicos e nunca quis ser tratado por nenhum médium. Com isso, ele viveu 92 anos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário