faça sua pesquisa

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A PRECE; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




 

 Sobre a queda do avião alemão nos Alpes franceses, Roberto Silva, de Vila Rebelo, levanta a seguinte questão. “Segundo o Espiritismo, a morte das 150 pessoas nesse desastre pavoroso não foi por mero acaso. Eu pergunto:  as pessoas, que estavam naquele avião, ali foram colocadas por Deus para cumprir a lei? E o copiloto que jogou o avião contra a montanha? Será que Deus deu a esse homem o papel de carrasco para executar toda aquela gente, inclusive ele mesmo? E, se ele era uma pessoa mentalmente doente, será que teve culpa pelo que fez? Por esses dois motivos: porque ajudou no cumprimento da Justiça Divina e por ser um doente mental, ele não está isento de culpa perante Deus?”

 Quando, nas questões 963 e 964 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Kardec pergunta aos mentores espirituais se Deus se ocupa pessoalmente com cada um de nós, eles respondem : ”Deus tem suas leis que regulam todas as vossas ações; se as violais, o erro é vosso.” E exemplificam dizendo: “Quando um homem pratica um abuso, Deus não pronuncia um julgamento contra ele dizendo, ‘foste guloso e vou te punir’. Mas ele traçou um limite. As doenças e, frequentemente, a morte são a consequência dos excessos: eis a punição. Ela é o resultado da infração à lei. Assim em tudo.”                       

 Diante de uma tragédia como mais esta que comoveu o mundo – e de acordo com estes princípios, só temos uma única certeza: na Lei de Deus nada acontece por acaso. Nós, seres humanos, dentro de nossas limitações e parcos conhecimentos, vamos procurar causas e vamos querer achar culpados, até porque a lei humana não pode se omitir em relação às graves questões de segurança e defesa da vida, que são da competência da sociedade. No entanto, mesmo com a ajuda do Espiritismo, nós temos consciência de que não vamos encontrar respostas para todas as perguntas.

 Podemos especular com as poucas informações que temos: é o que estamos fazendo. Podemos procurar entender o que aconteceu e por que aconteceu, pois essas tragédias – que abalam o mundo – servem justamente para que tiremos lições da vida e nos melhoremos espiritualmente. Com certeza, as vítimas desse desastre não estavam naquele avião por acaso. De uma maneira geral, podemos afirmar que algo no passado de cada uma delas - ou mesmo de todas elas, solidariamente – levou-as a esta situação, como efeito decorrente das Leis da Vida. Geralmente, as mortes coletivas, ou são casos de expiação ou são provas pelas quais os Espíritos precisam passar.

 Como nada acontece por acaso, esse avião não poderia cair sem que houvesse uma causa geradora do acidente.  Essa causa poderia ser um defeito técnico, poderia decorrer de algum fenômeno atmosférico, poderia até mesmo provir de um ato de terrorismo; mas, pelo que sabemos, não foi. Mas desconhecemos se o copiloto, ainda que passando por um transtorno mental, tem a ver com experiências de vidas passadas dos demais ocupantes da nave. Possivelmente, sim.  Não sabemos, também. se todos os ocupantes – ou alguns deles – perderam a vida pela mesma causa.

 Não sabemos, nem mesmo, quem os levou a essa viagem; se foi a iniciativa cada um ao buscar no mais íntimo da alma a concretização de seu destino nesta vida, ou se houve alguma interferência espiritual nesse sentido. O fato é que lá estavam aqueles que deveriam estar, pois a Lei de Deus tem mecanismos singulares muito complexos, cuja realização muitas vezes foge à nossa capacidade de compreensão. O copiloto, a quem se atribui a provocação do desastre, como você diz, teria sido exercido o papel de carrasco de toda essa gente.

  Diante da a lei humana, se acaso sobrevivesse, talvez nem fosse condenado por causa da sua condição de doente mental. Mas, perante a Lei Divina, a realidade é mais ampla do que podemos constatar, pois é preciso considerar a trajetória desse Espírito, para se verificar como ele veio se conduzindo ao longo das encarnações anteriores. Nem todo doente mental é dado a comportamentos destrutivos. Logo, algo mais profundo esconde-se no passado nebuloso desse Espírito. Daí não sabermos qual a sua real condição perante a Lei Divina.

 As estatísticas demonstram que, diariamente, morrem centenas de milhares de pessoas nas rodovias de todo o mundo. Só em 2012, tivemos mais de 46 mil vítimas fatais nas estradas do Brasil.  Acidentes de veículos terrestres é o que mais existem – ceifando a vida centenas de vezes mais do que as vítimas de acidentes aéreos. E nós nem tomamos conhecimento da extensão dolorosa dessas tragédias, pois um acidente que mata duas ou três pessoas não tem a mesma repercussão que um outro que tira dezenas ou centenas de vidas de uma só vez. Todos esses casos, porém, caro ouvinte, estão enquadrados na mesma Lei da Vida, com suas causas e com os seus culpados. Mas quanto ao que cabe de culpa e/ou responsabilidade de cada um, não sabemos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário