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terça-feira, 15 de novembro de 2022

O SEGREDO DA FELICIDADE; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Paulo de Tarso já havia escrito ao Corinthios (13,1-7 e 13) que mesmo que falasse as línguas dos homens e dos anjos; tivesse o dom da profecia; conhecesse todos os mistérios; quanto se pode saber; tivesse fé a ponto de transportar montes; distribuísse todos os seus bens para os pobres; entregasse seu corpo para ser queimado; se não tivesse caridade nada seria. Afirmou ainda que entre as virtudes da fé, da esperança e da caridade, a maior de todas é a caridade. Dezenove séculos depois, no ano de 1860, escreveria em Paris, que “fora da caridade não há salvação”. Em depoimento preservado na obra O EVANGELHO DE CHICO XAVIER (didier), relata o médium mineiro que dois dias depois de haver recebido a primeira mensagem psicografada (8/7/1927), vivenciou emocionante e marcante experiência que o fez – apesar da própria pobreza material -, iniciar duas semanas depois, com a irmã Luiza, numa ponte na cidade de Pedro Leopoldo (MG), o auxílio a alguns indigentes ali refugiados, com quem repartiram oito pães que levavam num cesto, trabalho continuado até sua morte em Uberaba (MG), para onde se transferiu em 5 de janeiro de 1959. Sua ação foi, ao longo dos anos, acompanhada por milhares de visitantes que se dirigiam à cidade do Triangulo Mineiro, a fim de encontrá-lo aspirando receber uma orientação, uma palavra de conforto, uma mensagem de um ente querido. Um fragmento das peregrinações religiosamente cumpridas, especialmente aos sábados à tarde ou mesmo em algumas madrugadas, foi preservada no livro A PONTE (lake) pelo jornalista e escritor gaúcho Fernando Worm, convencido da autenticidade do fenômeno Chico Xavier num encontro não planejado que resultou numa entrevista para jornal do Estado em que vivia. Escreveu o competente Fernando: -“Nossa caravana para frente a uma casa construída com barro socado, em bairro bem humilde de Uberaba. Uma mulher grisalha e aflita acerca-se do médium logo à chegada do carro: -“Chico, meu neto está para morrer. Que é que eu faço? –“Minha irmã, a prece fervorosa de uma avó por um neto necessitado arromba as portas do céu!” Um grupo de pessoas postadas na calçada logo se acerca dele. Uma mulher ainda jovem, em estado de visível perturbação nervosa, vem ao seu encontro: -“Chico, estou com Espírito ruim encostado em mim. Tira ele de mim”. A singular resposta do médium veio com seu jeito mineiro de falar: -“Uai gente, pra que tirar o Espírito? Vamos evangelizar-nos todos, com ele junto”. Logo uma recém-casada toma a dianteira, queixando-se de que o marido andava violento, enfurecendo-se por nada: -“A caridade quebra a violência. Minha filha, a harmonia nas nossas relações muitas vezes é fruto da caridade”. Enquanto alguns membros da nossa caravana colaboravam na distribuição de roupas, cobertores e víveres aos necessitados, Chico entra num casebre de portas e teto muito baixos, cumprimentando uma mãe de quatro filhos retardados, todos eles vítimas também de poliomielite. –“Chico, está tudo ruim, a vida anda pela hora do morte!”. Enquanto a dona de casa conta as mazelas do cotidiano em que vive, o médium estanca frente a um quinto menino, filho adotivo da mulher: -“Olha que menino inteligente a irmã tem. Tem olhos lindos e é seu amigo! Vamos pensar em coisa boa, gente. Em maré baixa ou em maré alta, vamos com Deus, aqui neste mundo todos estamos hospitalizados em processos de cura”. A mulher recebe dois travesseiros, um pequeno rancho e roupas, alegra-se um pouco mas logo volta a lastimar-se das lutas do dia a dia. –“A irmã conhece a história daquele pedaço de barro a exalar doce perfume? Certa vez perguntaram-lhe de onde provinha a fragrância que tinha e ele respondeu: -“É que durante certo tempo fui chão num depósito de rosas”. A casa seguinte, no outro lado da rua, é de uma senhora muito idosa, muda e entrevada num leito de tábuas há muitos anos. O olhar sofrido da anciã acende-se de súbita alegria quando Chico toma da sua mão e todos acompanhamos a prece feita por um dos caravaneiros em favor daquele lar e de seus moradores. Chico reconforta a enferma com muito empenho e carinho, sempre proferindo palavras reanimadoras e positivas, de paz e esperança. Ela então persigna-se erguendo os olhos para o céu e, enquanto orava, parecia-nos ouvir palavras de agradecimento, não obstante estarem seus lábio emudecidos há muitos anos. A cena causou funda impressão em todos que a presenciaram. A última casa que adentramos naquela radiosa manhã de domingo, programa de visitação aos irmãos deserdados que Chico Xavier mantém, como sempre, foi a de uma senhora mãe de uma moça entrevada há quase trinta anos, paralítica e surda-muda, vivendo em grandes dificuldades materiais. A enferma, sempre agitada no colo da mãe, de onde não quer sair as 24 horas do dia, parece acalmar-se enquanto é feita profunda prece de agradecimento pedindo as bênçãos de Deus, o amparo e o conforto espiritual, em favor de todo nosso grupo. Á saída, enquanto íamos para o carro que nos conduzia, Chico acrescenta: -“Esta mãe, com a filha sempre nos braços, me faz lembrar um quadro da Madona. Estes dois Espíritos, naturalmente em resgate de existências anteriores, são para mim um nobre exemplo de fé e de aceitação que muito me edificam. Muitas vezes, em horas difíceis ou em momentos de provação dos quais preciso e mereço, meu pensamento se volta para esta casa e aqui encontro novas forças”.



Gostaria de saber como se dá essa relação entre Deus e cada um de nós. Considerando que somos muito pequenos – quase nada, diante da imensidade e da grandeza infinita de Deus – como é que ele pode acompanhar a vida de cada um de nós e ainda nos ouvir quando pedimos sua ajuda? (Koji Araújo Guimarães)

Esta questão do Koji é interessante para nos levar a pensar sobre a perfeição de Deus. Na sua reduzida capacidade de pensar, o ser humano costuma imaginar Deus como uma grandeza sem limites e, ao mesmo tempo, ele se imagina a si mesmo como o oposto dessa grandeza, no outro extremo, - ou seja, como o mais reduzido dos seres. E pensa assim: ora, como que um ser infinitamente grande, como Deus, pode cuidar de um ser infinitamente pequeno, como eu?

Na verdade o pensamento limitado do homem não consegue avaliar o que seja Deus. Nós supomos que Deus seja infinitamente grande, porque é assim que nós imaginamos grandeza. Grandeza para nós é grandeza material. Não conseguimos, por exemplo, pensar numa grandeza que possa ser infinitamente pequena: isso nos pareceria bastante contraditório. No entanto, nas Leis de Deus é assim que funciona; exatamente como pensamos que não é.

Esse questionamento sobre Deus é que levou Allan Kardec a perguntar aos Espíritos Superiores o que é Deus. É primeira questão de O LIVRO DOS ESPÍRITOS. E o que os Espíritos responderam a Kardec: “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Só isso e nada mais. Se os Espíritos tentassem ir além dessa definição, com certeza nos confundiria. E foi justamente o que não fizeram, conforme podemos verificar nas questões seguintes, quando sugeriram que Kardec não fosse além, para não se confundir.

Só podemos tentar uma compreensão de Deus, fazendo um supremo esforço de pensamento, usando o que temos de mais abstrato em nosso raciocínio, bem longe de tudo que possa ser confundido com matéria. Deus não pode ser reduzido à formas da matéria que conhecemos; logo não pode parecer com nenhum de nós, com nenhuma de suas criaturas. De modo que nada do que dissermos a seu respeito é material.

Mas, Kardec volta ao intrigante tema, lá na frente de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, quando pergunta, na questão 963, se Deus se preocupa com cada um de nós, e os afirmam que sim. Só aí vamos entender que a grandeza de Deus está justamente no fato se estar presente em tudo que criou, absolutamente tudo, tanto os seres vivos como os não-vivos, tanto os seres materiais como os seres espirituais. Assim, a presença permanente de Deus se dá tanto em toda a extensão inimaginável das trilhões galáxias do universo como na reduzidíssima dimensão de um grão de areia no meio do deserto.

Falando sobre isso, um expositor considerou o seguinte: “não é correto dizer que Deus está em tudo; o correto é afirmar que tudo está em Deus”. Isso quer dizer que “tudo que existe” emana de Deus. E é por isso que dizemos que Deus está em nós, Deus está em cada um de nós. É justamente em nosso mundo mais íntimo que vamos encontrar a maior expressão da divindade. Portanto, não há como se desligar de Deus, pois tudo que existe está nele.

E foi por isso, Koji, que Jesus – quando, no Sermão da Montanha, ensinou seu povo a orar - recomendou se isolassem em seus quartos ( ou seja, em sua indevassável intimidade) para falar ao Pai; e, no silêncio dessa secreta oração, a Ele se dirigíssemo com o coração puro e sincero, na certeza, de que nada ou ninguém no mundo está tão próximo, como Deus, de cada um de nós, para nos ouvir e socorrer nos momentos difíceis.




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