faça sua pesquisa

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PROGRESSO; REMORSO; A PROCURA DA VERDADE COM O PROFESSOR




   Pergunta da Maria de Lourdes Meirelles “Gostaria de saber se o Espirito protetor já está com a gente desde o nascimento.”
 Lourdes, o tema “Anjos Guardiães, Espíritos Protetores, Familiares ou Simpáticos” está desenvolvido n’O LIVRO DOS ESPÍRITOS, questões de 489 a 521. A pergunta que você faz refere-se à questão 492, que diz o seguinte: “O Espírito protetor liga-se ao indivíduo depois do seu nascimento? Resposta: “Depois de seu nascimento até à morte e, frequentemente, o segue depois da morte na vida espírita, e  mesmo em várias existências corporais, porque essas existências são apenas fases bem curtas com relação à vida do Espírito”.
 Cremos, com isso, ter respondido à sua dúvida. Mas, diante da importância da pergunta, gostaríamos de dizer que o chamado Espírito Protetor, também conhecido como Anjo da Guarda ou Espírito guia, é um Espírito de uma ordem mais elevada do que a  do protegido, que assume o compromisso de acompanha-lo e guiá-lo dentro do plano de vida de cada encarnação. A questão 491 afirma que a sua missão é a de um pai sobre o filho para guia-lo no caminho do bem.
 André Luiz, através de suas obras, nos dá uma ideia mais concreta de seu papel, mostrando que se trata de um Espírito mais esclarecido, mais elevado moralmente, que assume um compromisso com aquele que vai reencarnar, a fim de facilitar-lhe o caminho, mantendo-o mais ou menos informado de como desenvolver sua jornada. Encarnado, o Espírito não tem consciência dessa proteção, mas pode dela desfrutar através de intuições que recebe naturalmente durante o estado de vigília e mais frequentemente durante o sono.
 A ação do protetor, no entanto, não é a de quem vai proteger o encarnado de todos os perigos, livrando-o de todos os males. Não. Ele é mais um pai ou um professor, que tenta ajuda-lo a tomar decisões mais adequadas às suas necessidades. Isso quer dizer, que dependendo da resistência do encarnado, ele nem sempre consegue esse objetivo e, por vezes, quando o protegido se desvia muito do caminho, o protetor pode se afastar; não porque ele quer assim, mas porque se sente destituído de suas funções.
 Uma outra ideia errônea a respeito do protetor é que ele estaria presente na vida do protegido 24 horas por dia. Não, não é assim.  Ele, na verdade, é mais um orientador ou um conselheiro do que um protetor, no sentido estrito da palavra. Ele sugere caminhos, mas não determina e nem obriga seu protegido a segui-lo, pois o protetor, sendo um Espírito mais elevado, ele respeita o livre arbítrio do protegido e até seu direito de errar. Muitas vezes é preciso errar, sofrer as desagradáveis consequências do erro, para aprender e  decidir por um caminho melhor. 
 A ação do protetor se parece muito com a ação dos pais em relação aos seus filhos. Quando o filho é ainda criança e indefesa, a proteção é maior e quase total, mas à medida que ele cresce e se desenvolve, que adquire inteligência e autonomia, os pais vão se afastando, sem deixar de acompanha-lo a vida toda. Logo, o protetor não tem necessidade de estar constantemente com seu protegido, considerando ainda que ele pode ajudá-lo à distância.
 O protetor pode livrar o protegido de um acidente, por exemplo? É uma pergunta que sempre aparece no programa.  Isso por vezes pode acontecer, mas depende muito da especificidade de cada caso e de cada situação.  No entanto, como sua ação é muito sutil e  invisível, quase sempre o protegido nem percebe que se livrou do perigo com ajuda espiritual, pois a ação do protetor, quase sempre, é pela intuição que dá ao protegido para fazer ou não fazer tal coisa, para passar ou não passar por determinado lugar.
Se o acidente foi produto de negligência, falta de habilidade ou imprudência por parte do protegido, por exemplo, muitas vezes ele se torna inevitável, por falta de condições de alertar o protegido ou mesmo porque o protegido precisa sentir os efeitos de suas fraquezas morais ou de sua falta de habilidade para viver melhor, a fim de que disso resulte uma lição de vida. O segredo está em estarmos ligados ao protetor por sintonia de pensamento e isso se dá através da prece mas, principalmente, por meio de nossa boa conduta diária.















Nenhum comentário:

Postar um comentário