faça sua pesquisa

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

CORPO FÍSICO; FLUIDOS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




 As estatísticas mostram que espíritas são poucos - talvez uns 3 milhões  no Brasil que é o maior país espírita do mundo.  Pergunto: se o Espiritismo visa à transformação da Humanidade e, até agora, só conseguiu fazer poucos adeptos, como que ele pretende atingir seu objetivo para mudar toda a Humanidade?
A pergunta é interessante e nos remete à seguinte uma afirmação de Allan Kardec: "O Espiritismo não cria a renovação social; a madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento”.
O que isso quer dizer? Quer dizer que não é uma doutrina, como o Espiritismo, que será responsável pela melhoria moral do homem  e da sociedade. O Espiritismo veio trazer a sua contribuição através de um chamamento, mas não de um chamamento qualquer. Ele veio reviver o que Jesus ensinou há dois mil anos e que, até agora, não foi aprendido. Só que, desta vez, buscando na filosofia e na ciência o apoio necessário para essa mensagem possa ser mais bem assimilada pelo homem da atualidade.
Buscando atingir a compreensão do indivíduo, como Jesus fez o seu tempo – ensinando a existência de Deus, a imortalidade da alma e a reencarnação - o Espiritismo vem contribuir com uma nova ordem de ideias que, inicialmente, será assimilada por pessoas e depois, em novas e sucessivas fases, pelas comunidades, pelas nações e pela humanidade toda. Mas é bom que fique claro que não apenas o Espiritismo que se propõe à melhoria moral da humanidade, mas o Espiritismo se colocará ao lado de todo movimento que visar o mesmo objetivo.
Num segundo momento, podemos dizer que não sendo uma doutrina salvacionista e tampouco sectária – ou seja, não pregando uma salvação fácil e tampouco se esforçando por converter adeptos de outras doutrinas – o Espiritismo só está interessado em que o ser humano se torne melhor, escolhendo seu próprio caminho. Mas, a partir do momento em que seus argumentos são assimilados, suas ideias se propagam com mais facilidade e vão influindo outras doutrinas, ajudando-as a encontrar o caminho que Jesus apontou.
É justamente o que vem acontecendo. Desde de sua codificação suas ideias estão sendo divulgadas, as religiões e as doutrinas filosóficas estão ficando mais próximas de seus princípios que se difundem pelo mundo, fazendo com que o ser humano cada vez mais se convença de que a única forma de conquistar a paz no mundo é através da vivência do amor, que o Espiritismo proclama insistentemente.
Allan Kardec afirmou, em a GÊNESE, que é o amadurecimento espiritual  da humanidade  que vai promover a renovação social. Isso quer dizer que, a partir das ideias básicas e universais, o ser humano vai aos poucos se convencendo da forma pela qual o Espiritismo proclama a doutrina de Jesus. Veja que responsabilidade têm os espíritas neste sentido, pois a propagação de suas ideias depende da força moral que os espíritas devem impor através de sua conduta. Mudando o homem, muda a sociedade, e é nisso que o Espiritismo acredita.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário