faça sua pesquisa

domingo, 16 de fevereiro de 2020

PERISPÍRITO; INFLUÊNCIAS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR






 Uma mãe, que não se identificou, refere-se aos modos agressivos com que as crianças de hoje, a partir dos 9 anos, tratam-se uns aos outros. Ela teme que, ensinando humildade ao seu filho, possa trazer-lhe problemas em relação aos colegas, que usam da força para constranger os mais humildes, o que poderia prejudicá-lo na formação da personalidade. Então, pergunta: até que ponto devo ensinar humildade ao meu filho?
   A humildade é uma virtude nobre, senhora. Ela deve ser qualidade dos fortes e não dos fracos. Jesus a ensinou, porque é uma meta que o Espírito deve alcançar para atingir sua perfeição moral. No entanto, muito poucos a compreenderam, principalmente numa época em que a violência e o desmando predominavam no mundo. Até hoje, porém, embora admirando a coragem de Jesus, temos muita dificuldade de vivenciá-la em nosso dia, porque damos mais valor às vantagens materiais (estimuladora do orgulho) do que às virtudes do espírito.
 Na sociedade em que vivemos a humildade é confundida com covardia e submissão. Mas não foi o que Jesus ensinou e tampouco o que ele viveu. Humildade pressupõe discernimento e coragem. Para ser humilde, como Jesus foi, era necessário muita coragem:  coragem para encarar os inimigos sem pretender destruí-los e para contrariar os costumes vigentes, sem querer impor. Além de levar uma vida simples, sem pedir o aplauso dos homens, Jesus não forçava ninguém a segui-lo, mas simplesmente dizia: “Veja quem tem olhos de ver e ouça quem tem ouvidos de ouvir.”
 A humildade numa pessoa, ao contrário da arrogância, faz com que ela compreenda não só os seus próprios limites, como compreenda mais ainda a limitação dos outros, como Jesus fez.  Ser humilde não é submeter-se passivamente aos outros porque elas querem, mas submeter-se a uma causa em que acredita e que está acima das pessoas, o que é bem diferente. A causa é o ideal, é aquilo que consideramos certo, é aquilo que consideramos bom para nós e para todos. A causa de Jesus é o amor, ou seja, a fraternidade entre os homens.
 Desse modo, agimos com humildade quando reconhecemos nossos próprios erros e não queremos prejudicar as pessoas; quando nos calamos diante de uma ofensa, porque entendemos que o revide seria prejudicial a todos, inclusive a nós mesmos; quando nos esforçamos por ser iguais a todo mundo, sem discriminar ninguém; quando nossa atitude é para auxiliar, ainda que soframos com isso. A humildade é a forma pela qual queremos ser apenas o que somos, sem levar vantagem em cima do sofrimento dos outros.
 Ser humilde é mais do que isso, ser humilde é defender-se de si mesmo, como ensinou Jesus, pois é a forma mais adequada de conviver com as pessoas que nos rodeiam. Ele recomendou que, ao chegarmos a uma festa, tomemos os últimos lugares e não os primeiros, para evitar que sejamos obrigados depois a deixar os primeiros para ocupar os últimos em razão da chegada de convidados especiais. Aqueles que engrandecem serão rebaixados e os que se rebaixam seria elevados, disse o mestre.
 Portanto, cara mãe, não devemos ensinar que nossos filhos apenas se submetam à vontade humana, mas que sempre submetam ao bem, à verdade e à justiça, porque isso é submissão à vontade de Deus.  Isto é humildade no seu mais amplo sentido. Com certeza, em certos momentos da vida, eles terão que agir com determinação e firmeza, enquanto que noutras ocasiões, por força das circunstâncias, saberão como se colocar com compreensão e brandura diante da ignorância dos outros.
Contudo, cara mãe, não basta que apontemos o caminho para nossos filhos; é preciso que nós próprios, os pais, procuremos andar por esse mesmo caminho à frente deles, como fez Jesus diante dos discípulos, para servir de exemplo. Como não vamos acertar sempre, mas, ao contrário, como nós vamos errar algumas vezes diante deles, aproveitemos essas oportunidades para reconhecer esses erros e mostrar aos filhos que a humildade começa pelo reconhecimento de nossa própria imperfeição, mas com o imenso desejo de nos corrigir.















Nenhum comentário:

Postar um comentário