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sexta-feira, 14 de julho de 2023

CREMAÇÃO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Pratica milenar na Oriente, a cremação ressurgiu no Mundo Ocidental no início do século XX. O Espiritismo ampliando nossa visão sobre a inevitável experiência da morte, tem muito a dizer sobre o assunto, especialmente ao afirmar que ela como diz o Psiquiatra norte-americano Brian Weiss é “abrir uma porta e passar para outra sala”. Em 1935, jornalista Clementino de Alencar a serviço do jornal O GLOBO, ouviu através do médium Chico Xavier, o Orientador Espiritual Emmanuel sobre variadas questões extremamente importantes. Uma delas, ‘sobre qual a impressão do homem no instante da morte?’, ouvindo dele: – A impressão da alma no momento da morte varia com os estados de consciência dos indivíduos. Para todas as criaturas, porém, manifesta-se nesses instantes a bondade divina. Têm invariavelmente a assistência dos seus protetores, e amigos invisíveis que os auxiliam a se libertar das cadeias que os prendem à vida material. Entre os homens não existe a necessidade de alguém que auxilie os recém-nascidos a se desvencilharem do cordão umbilical? As sensações penosas do corpo são mais ou menos acordes com a moléstia manifestada. Elas, porém, passam e nos primeiros tempos, no Plano Espiritual, vai a alma colher os frutos de suas boas ou más obras na superfície do mundo.’. Na época, no Brasil, começava-se a falar sobre uma legislação visando a cremação de corpos e o enviado especial a Pedro Leopoldo, MG; aproveitou para indagar: ―Sentem os desencarnados os efeitos da cremação de seus despojos mortais? Emmanuel esclareceu: ―Geralmente, nas primeiras horas do ‘post-mortem’, ainda se sente o Espírito ligado aos elementos cadavéricos. Laços fluídicos, imperceptíveis ao vosso poder visual, ainda, se conservam unindo a alma recém-liberta ao corpo exausto; esses elos impedem a decomposição imediata da matéria. E, por esta razão, na maioria dos casos o Espírito pode experimentar os sofrimentos horríveis oriundos da cremação, a qual NUNCA DEVERÁ SER LEVADA A EFEITO ANTES DO PRAZO DE CINQUENTA HORAS APÓS O DESENLACE. A cremação imediata ao chamado instante da morte é, portanto, nociva e desumana. As vezes, segundo a natureza das moléstias que precedem a desencarnação, existem ainda no cadáver inúmeros elementos de vida: daí nasce a possibilidade de, usando de recursos vários e reagentes, a ciência fazer um morto voltar à vida. Vê-se, pois, que o Espírito desencarnado, nas primeiras horas do Além-Túmulo, pode sentir dentro do quadro de suas impressões físicas, todas as ações a que seu corpo abandonado seja submetido. O Espírito do escritor e cronista Humberto de Campos, noutra ocasião se manifestou sobre o assunto também através de Chico Xavier dizendo: -“Há muito caminho por andar antes que o homem comum se beneficie com a verdadeira morte. A cessação dos movimentos do corpo nem sempre é o fim do expressivo transe. O túmulo é uma passagem especial, a cujas portas muitos dormem, por tempo indeterminado, criando forças para atravessa-la com o preciso valor. Morrer não é libertar-se facilmente. Para quem varou a existência na Terra entre abstinência e sacrifícios, a arte de dizer adeus é alguma coisa da felicidade ansiosamente saboreada pelo Espírito, mas para o comum dos mortais, afeitos aos “comes e bebes” de cada dia, para os senhores da posse física, para os campeões do conforto material e para os exemplares felizes do prazer humano, na mocidade ou na madureza, a cadaverização não é serviço de algumas horas... Demanda tempo, esforço, auxílio e boa vontade. Por trás da máscara mortuária, muitas vezes, esconde-se a alma, inquieta e dolorida, sob estranhas indagações, na vigília torturada ou no sono repleto de angústia. Para semelhantes viajores da grande jornada, a cremação imediata do comboio fisiológico será pesadelo terrível e doloroso. Eis porque, se pudéssemos, pediríamos tempo para os mortos. Se a Lei Divina fornece um prazo de nove meses para que a alma possa nascer ou renascer no mundo com a dignidade necessária, e se a legislação humana já favorece os empregados com o benefício do aviso prévio, porque razão o morto deve ser reduzido à cinza com a carne ainda quente?



Às vezes, fico pensando como deve ser o mundo da pessoa que se entregou ao crime, que só age contra a lei que vive prejudicando os outros. O que ela pode esperar da vida? Será que ela acredita em Deus? ( Jorgina Ferreira –Araceli)


A mente criminosa é aquela que vive em função do crime e para o crime. Necessariamente, ou se trata de pessoa mentalmente doente ou de alguém que se deixou arrastar pela revolta e se perdeu de si mesma. Seu rompimento com tudo que aprendeu de bom e com as regras sociais só podem se enquadrar em tais situações. Na maioria das vezes, são Espíritos recalcitrantes, que já trazem do passado experiências nesse caminho.


A Sociologia e Psicologia procuram explicações próprias: a Psicologia voltando-se mais aos problemas e traumas de infância, e a Sociologia às causas sociais, como miséria e abandono. A medicina fala, ainda, de causas genéticas, ou seja, tendências herdadas de ascendentes – pais, avós, bisavós, etc. É claro que não podemos descartar nenhum desses fatores, pois todos eles podem influir no desenvolvimento de uma personalidade desajustada. Mas, a elas acrescentamos as causas espirituais, que as antecedem e que, de certa forma, as reúne todas num feixe de causas entrelaçadas.


Felizmente, a grande maioria dos Espíritos não tem esse problema. Mas, numa e noutra família, mesmo aquela que se considerar uma boa família, pode vir um Espírito com problemas dessa ordem, principalmente, hoje, com a vulgarização das drogas. As drogas, por terem substâncias que afetam diretamente o sistema nervoso central, podem despertar antigas tendências no indivíduo, reavivando sua agressividade de uma maneira incontrolável.


Acreditamos que a pessoa, que cai no mundo do crime, quando não tem um comprometimento mental sério, é vitima de si mesma, embora outros (como familiares, amigos ou mesmo a sociedade) também podem ter concorrido para isso. Vive em conflito consigo mesma. Sabe a extensão e a profundidade do mal que pratica, mas entrega-se a ele, de uma maneira apaixonada, assim como quem se entrega a um amor proibido, fechando os olhos às suas conseqüências. Por isso, por ser infeliz, dada à sua condição de desarmonia íntima e ao fato de não se amar, pois tem consciência do mal que está fazendo a si própria. Disso resulta que vive exclusivamente pára o presente e prefere não acreditar em Deus, pois isso lhe traria transtornos íntimos ainda mais graves.


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