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segunda-feira, 17 de julho de 2023

AS MORTES PREMATURAS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Revelado no livro LÉON DENIS NA INTIMIDADE de Claire Baumard (clarim) como a reencarnação de John Wycliffe precursor da Reforma, o contemporâneo de Allan Kardec desde a cidade de Tours, na França, se transformou um dos melhores interpretes do aspecto filosófico do Espiritismo através de livros maravilhosos. Um deles O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR (feb). Nele encontramos um comentário que amplia nosso entendimento sobre a questão da perda de entes queridos precocemente. Diz Léon: -“Pergunta-se às vezes o que se deve pensar das mortes prematuras, das mortes acidentais, das catástrofes que, de um golpe, destroem numerosas existências humanas. Como conciliar esses fatos com a ideia de plano, de providência, de harmonia universal? E se deixa voluntariamente a vida por um ato de desespero, que sucede? Qual é a sorte dos suicidas? As existências interrompidas prematuramente por causa de acidentes chegaram ao seu termo previsto. São, em geral, complementares de existências anteriores, truncadas por causa de abusos ou excessos. Quando, em consequência de hábitos desregrados, se gastaram os recursos vitais antes da hora marcada pela Natureza, tem-se de voltar a perfazer, numa existência mais curta, o lapso de tempo que a existência precedente devia ter normalmente preenchido. Sucede que os seres humanos, que devem dar esta reparação, se reúnem num ponto pela força do destino, para sofrerem, numa morte trágica, as consequências de atos que têm relação com o passado anterior ao nascimento. Daí, as mortes coletivas, as catástrofes que lançam no mundo um aviso. Aqueles que assim partem, acabaram o tempo que tinham de viver e vão preparar-se para existências melhores. Quanto aos suicidas, a perturbação em que a morte os imerge é profunda, penosa, dolorosa. A angústia os agrilhoa e segue até à sua reencarnação ulterior. O seu gesto criminoso causa ao corpo fluídico um abalo violento e prolongado que se transmitirá ao organismo carnal pelo renascimento. A maior parte deles volta enferma à Terra. Estando no suicida, em toda a sua força, a vida, o ato brutal que a despedaça produzirá longas repercussões no seu estado vibratório e determinará as nas suas futuras vidas terrestres. O suicida procura o Nada e o esquecimento de todas as coisas; mas vai, ao contrário, encontrar-se em face de sua consciência, na qual fica gravada, para todo o sempre, a recordação lamentável da sua deserção do combate da vida. A prova mais dura, o sofrimento mais cruel que haja na Terra é preferível a recriminação perpétua da alma, à vergonha de já não se poder prezar. A destruição violenta de recursos físicos que podiam ser-lhe úteis ainda, e até fecundos, não livra o suicida das provações a que quis fugir, porque lhe será necessário reatar a cadeia quebrada das suas existências e com ela tornar a achar a série inevitável das provas, agravadas por atos e consequências que ele mesmo causou. Os motivos de suicídio são de ordem passageira e humana; as razões de viver são de ordem eterna e sobre-humana. A vida, resultado de um passado completo, instrumento de futuro, é, para cada um de nós, o que deve ser na balança infalível do destino. Aceitemos com coragem suas vicissitudes, que são outros tantos remédios para as nossas imperfeições, e saibamos esperar com paciência a hora fixada pela Lei equitativa para termo da nossa permanência na Terra”.



Na Igreja, quando uma criança é batizada, não é a mesma coisa de um passe que ela recebe? ( Ivone)


O passe espírita não tem nenhum ritual, Ivone. O fato de o passista impor as mãos sobre a cabeça do paciente é apenas para facilitar o fluxo de energias através dos membros, mas não deve ser complicado com gestos afetados ou ruídos. Uma simples oração ou um abraço carinhoso pode ser um passe. Consta que Jesus simplesmente colocava as mãos sobre a cabeça da pessoa e a convidava crer e a orar com ele. O mecanismo é invisível aos nossos olhos.


- Logo, o passe deve ser visto como uma aplicação simples e pura de recursos energéticos, sem necessitar do aparato místico de celebração ritualística. No entanto, fora das fileiras espíritas, temos o benzimento e as demais práticas religiosas, inclusive o batismo, que podem ter efeito semelhante ao do passe, quando as pessoas envolvidas estiverem realmente imbuídas das mais nobres intenções. Sempre, que queremos ajudar, podemos ser úteis.


O Espiritismo não nega que toda prece sincera – parta de quem partir, seja de qualquer religião ou mesmo de quem não tem religião alguma – sempre tem um efeito espiritual importante, e pode ajudar muito; não pelo ritual em si, mas o sentimento que domina as pessoas que dão e as pessoas que recebem. Aliás, como temos falado, Jesus ensinou que, sempre que quisermos receber um benefício de Deus, devemos nos recolher no silêncio de nosso quarto e falar em segredo com Ele. Só isso. Jesus era avesso a cerimônias.



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