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sexta-feira, 13 de maio de 2022

CRISTO - VISÃO AMPLIADA AS RESPOSTAS; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Lacordaire, cujo nome completo é Jean Baptiste-Henri Dominique Lacordaire, é autor de mensagens de conteúdo significativo, incluídas por Allan Kardec em várias edições da REVISTA ESPÍRITA e três n’ O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. Considerado como um precursor do catolicismo moderno, foi Padre, jornalista, educador, deputado e acadêmico. Advogado aos 22 anos, ordenado Sacerdote aos 26, aos 28 passa a colaborar no jornal diário católico L’AVENIR, periódico que defende a liberdade religiosa e de ensino, defendendo também a separação da Igreja do Estado. Atraído pela Ordem Dominicana suprimida pela Revolução Francesa, Lacordaire assume, em 1830, o projeto de restabelecê-la na França, especialmente pela missão da mesma que era o de pregar e ensinar, bem como pelas regras de funcionamento, visto que todas as autoridades internas dos dominicanos se baseiam em estruturas democraticamente eleitas e com mandatos previamente limitados temporalmente. No mesmo ano, foi eleito, aos 29 de idade, para o parlamento francês, destacando-se pelos discursos inflamados em defesa da liberdade de expressão e de associação, provocando fortes reações entre os adversários. Escolhido para a Academia Francesa, apenas proferiu seu discurso de aceitação, desencarnando pouco depois, em 1861, aos 59 anos. Já no ano de 1862, ressurge em Paris, através da mediunidade, ofertando sua contribuição sobre temas importantes nas obras básicas do nascente Espiritismo. Uma delas curiosamente seria inserida na edição de fevereiro de 1868 da REVISTA ESPÍRITA, numa coletânea com que Kardec compôs a seção Instruções dos Espíritos. Com um conteúdo revelador, Lacordaire diz o seguinte: -“Eis uma pergunta que se repete por toda a parte: O Messias anunciado é a pessoa mesma do Cristo? Perto de Deus estão numerosos Espíritos chegados ao topo da escada dos Espíritos puros, entre eles seus enviados superiores, encarregados de missões especiais. Podeis chama-los Cristos: é a mesma escola; são as mesmas ideias modificadas conforme os tempos. Não fiqueis, pois, admirados de todas as comunicações que vos anunciam a vida de um Espirito poderoso sob o nome do Cristo; é o pensamento de Deus revelado numa certa época, e que é transmitido pelo grupo dos Espíritos Superiores que se aproximam de Deus e recebe as suas emanações para presidir ao futuro dos Mundos que gravitam no Espaço. O que morreu na cruz tinha uma missão a cumprir, e essa missão se renova hoje por outros Espíritos desse grupo divino, que vem, eu vo-lo repito, presidir aos destinos do vosso mundo. Se o Messias de que falam essas comunicações não é a personalidade de Jesus, é o mesmo pensamento. É aquele que Jesus anunciou, quando disse: -‘Eu vos enviarei o Espírito de Verdade, que deve restabelecer todas as coisas’, isto é, reconduzir os homens à sã interpretação de seus ensinamentos, porque previa que os homens se desviariam do caminho que lhes havia traçado. Aliás, era necessário completar o que então não lhes havia dito, porque não teria sido compreendido. Eis porque uma multidão de Espíritos de todas as ordens, sob a direção do Espírito de Verdade, vieram a todas as partes do mundo e a todos os povos, revelar as leis do Mundo Espiritual, cujo ensino Jesus havia adiado e lançar, pelo Espiritismo, os fundamentos da nova ordem social. Quando todas as suas bases estiverem postas, então virá o Messias que deve coroar o edifício e presidir à reorganização com o auxílio dos elementos que tiverem sido preparados. Mas não creiais que esse Messias esteja só; haverá muitos que abraçarão, pela posição que cada um ocupará no Mundo, as grandes partes da ordem social: a politica, a religião, a legislação, a fim de as fazer concordar com o mesmo objetivo. Além dos Messias principais, surgirão Espíritos de escol em todas as partes do detalhe e que, com lugares-tenentes animados da mesma fé e do mesmo desejo, agirão de comum acordo, sob o impulso do pensamento superior. Assim é que, pouco a pouco, estabelecer-se-á a harmonia do conjunto; mas é necessário, previamente, que se realizem certos acontecimentos”.


O Espiritismo tem alguma oração que ajude a achar um emprego? (M.F.L.)


A crença popular espalhou durante milênios que a oração tem um poder mágico, dependendo das palavras que proferimos. Por isso, é comum chegar ao nosso conhecimento certas orações encomendadas que, segundo a crença, teriam efeitos especiais na solução de determinados problemas. Na verdade, prezada ouvinte, toda e qualquer oração tem de fato um poder, mas não por causa das palavras e, sim, por causa do sentimento da pessoa que a profere.


No seu tempo, Jesus já observava com muita atenção o que as pessoas para ter contato com Deus. De preferência, elas jejuavam, submetiam a vários sacrifícios, iam à sinagoga ou ao Templo de Jerusalém, levando suas ofertas para depositá-las ante o altar. Os fariseus, por sua vez, costumavam usar longas vestes, roupas especiais que chamavam a atenção, proferiam longas orações, entoavam hinos e louvores em praça pública. Mas, quando Jesus ensinou a orar, ele não se referiu a nada disso. Pelo contrário, ele simplificou a forma e deu toda importância ao sentimento. Foi quando ensinou o Pai Nosso, uma prece curta e simples, que qualquer pessoa podia fazer, em qualquer momento ou em qualquer lugar.


Ele ensinou que o Pai está em todos os lugares, principalmente no coração do homem humilde e sincero. Qualquer pensamento bom, qualquer idéia elevada, qualquer sentimento nobre, qualquer ato de bondade, já é, em si, uma prece. Por isso, o que devemos saber preservar é a pureza de sentimentos e de propósitos. A verdadeira oração, conforme Jesus ensinou, não é reconhecida pela sua forma, pela pompa ou pelo cerimonial com que é conduzida. Ela é reconhecida pelo sentimento de quem a profere. Este sim, o sentimento, é o caminho que nos une a Deus, e faz com que nos sintamos fortalecidos na prece. Do ponto de vista de Jesus, qualquer um pode orar.


Logo, caro ouvinte, o que podemos lhe dizer é que procure alimentar seu coração de confiança: em Deus e em si mesmo. Faça suas preces, como você sabe fazer, mas procure imprimir ao seu pensamento um sentimento elevado, onde o amor seja o principal ingrediente. Sem mágoas ou rancores, deseje o bem para o próximo ( para aquele outro que também está sem emprego), tanto quanto você deseja para si mesmo. Faça o bem que possa e seja humilde para merecer ajuda. Você verá, então, que seu caminho se tornará mais seguro e uma voz anterior lhe indicará os meios pelos quais você vai alcançar sua grande meta.


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