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sábado, 25 de maio de 2024

EFEITOS DO MATERIALISMO; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 

Embora o turbilhão de notícias sobre a violência tenha ocultado os fatos, a verdade é que a memória recente de quem se sentiu estarrecido diante dos acontecimentos ainda não apagou a suposta eliminação da própria família por um menino de 13 anos num dos bairros da capital paulista em 2013, ou a daquele outro de 10 anos que em São Caetano do Sul (SP), em 2011, após retornar do banheiro da escola, atirou na professora perante 25 colegas, saiu da sala e, numa escada próxima, suicidou. Como entender que duas criaturas nem bem saídas da infância sejam capazes de ações tão violentas contra pessoas que deveriam no mínimo respeitar? Teria sido a personalidade de sua existência atual tão mal formada a ponto de não revelarem sentimentos ou se perturbarem irracionalmente diante de situações que consideravam injustas e insuportáveis? Perguntas de resposta difícil até pela falta de dados realmente confiáveis do histórico recente dos personagens envolvidos. Admitida a reencarnação como um fato, teria o passado remoto algo a ver com desdobramentos tão surreais? Perpassando um dos volumes da coleção da REVISTA ESPÍRITA publicada por iniciativa e com recursos do próprio Allan Kardec no período 1858/1869, especificamente no numero de dezembro de 1859, encontra-se o Boletim da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas referente à sessão geral de 30 de setembro daquele ano, uma sexta feira. Entre os assuntos que ocuparam a pauta cumprida pelos presentes, informações a respeito de uma notícia veiculada por vários jornais de Paris, sobre o assassínio cometido por um menino de sete anos e meio, com premeditação e todas as circunstâncias agravantes. Segundo comentário de Allan Kardec, o fato provava que nesse menino o instinto assassino inato não pode ser desenvolvido nem pela educação, nem pelo meio em que se encontrava. Considera ele que isto não pode explicar-se senão por um estado anterior à existência atual. Buscou então ouvir o Espírito São Luiz, responsável pelas reuniões levadas a efeito naquele grupo que explicou o seguinte: -“O Espírito do menino está quase no início do período humano; não tem mais que duas encarnações na Terra; antes de sua existência atual pertencia às tribos mais atrasadas de ilhas espalhadas pelo Planeta. Quis nascer num mundo mais adiantado, na esperança de progresso”. A observação suscita uma reflexão interessante: vivia-se o décimo nono século da chamada Era Cristã e, pelo que revela a questão 1019 d’ O LIVRO DOS ESPÍRITOS e o 18 da obra A GÊNESE, a Terra passava desde um século e meio antes por um ciclo de ajuste no tocante à população a ela ligada tendo em vista a elevação do orbe terreno na classificação explicada nas análises incluídas no capítulo 3 d’O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. Nelas, o Codificador dedica-se a interpretar o HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI, afirmação atribuída a Jesus por João no capítulo XIV, versículo 1, do seu Evangelho, arriscando uma classificação dos Mundos, situando a Terra na categoria dos de Expiações e Provas, aqueles em que o mal predomina pela condição evolutiva dos seres que nela habitam. E no caso do autor do crime, ele não tinha mais que duas encarnações no planeta terreno. Mais à frente, mensagem psicografada por Santo Agostinho afirma que “não são todos os Espíritos encarnados na Terra que se encontram em expiação, constituindo-se as raças que chamamos selvagens de Espíritos apenas saídos da infância, que estão, por assim dizer, educando-se e desenvolvendo-se ao contato de Espíritos mais avançados”. Quanto a esse enfoque num de seus esclarecedores textos, Kardec estabelece interessante comparação lembrando que aquele que renasce em nossa Dimensão em apenas dois dias de existência não tem noção clara da realidade que o cerca, percepção que somente alcançará após mais de uma década de desenvolvimento no corpo a que se ligou na nova reencarnação com que trabalha pelo seu progresso espiritual. Os Espíritos recém elevados à condição humana consomem em tese o mesmo tempo ou número de encarnações para começar a ter consciência de suas responsabilidades perante a Criação. Finalizando a consulta, Allan Kardec perguntou à São Luiz se a educação poderia modificar essa natureza, obtendo a seguinte resposta: -“É difícil, mas possível. Seria preciso tomar grandes precauções, cerca-lo de boas influências, desenvolver a sua razão, mas é de temer que se fizesse exatamente o contrário”.




Quando dou esmola, fico pensando no que os mendigos vão fazer com o dinheiro. Prefiro dar um prato de comida ou um pedaço de pão. Eu não gosto de negar a uma pessoa abandonada, mas quase sempre nego. É que eles sempre dizem que é pra comer, que estão com fome, que foram abandonados. Fazem isso para comover a gente – todo mundo sabe. Mas, na verdade, a maioria deles usa a esmola para beber, porque muitos, quando vêm pedir, já estão bêbados. Como é que a gente deve agir nesse caso? É válido dar dinheiro a uma pessoa que a gente sabe que vai beber? Não estamos prejudicando ao invés de ajudar?


Esse é um quadro bem complicado. A mendicância, infelizmente, faz parte de nosso quadro social, desafiando a sociedade e seus administradores. Nunca houve solução definitiva para isso. Não sabemos o que levou a pessoa a chegar naquela situação. Muitas vezes, a principal causa está nela mesma; de um modo geral, na família e na própria sociedade, quase sempre indiferente à sorte dos abandonados,. Além do que, se fizéssemos um estudo mais aprofundado do problema, descobriríamos que grande parte dessas pessoas ( na grande maioria, homens) são doentes ou deficientes mentais.


Há inúmeras tentativas para administrar o problema, através de iniciativas particulares ou do poder público. Aqui mesmo, em Garça, temos há muito tempo o SAPROMI, que ajuda, mas não resolve. É que o problema é por demais complexo: na verdade; talvez precisasse de toda a coletividade unida, e além disso, de pessoas que se posicionassem em torno de algo que transcende às meras soluções técnicas e administrativas. Sem respeito humano e muita compreensão, não há como atacar o problema.


Dar ou não dar esmola é uma questão pessoal. Os Espíritos disseram a Kardec que a esmola degrada a pessoa; e é verdade... Mas, diante da situação em que vivemos, muitas vezes, não nos resta outra alternativa senão nos render a um pedido... Se você não dá, fica questionando a si mesma se não devia ter dado; se dá, questiona se a esmola vai ser bem empregada ou se não alimentando ainda mais a condição da criatura. Na verdade, quando damos algo a alguém, não deveríamos questionar nada, porque o nosso compromisso moral encerra ali, no ato de dar. O que a pessoa vai fazer com o dinheiro é problema dela, e é ela que cabe decidir.


Quanto à mentira, podemos considerar que um mendigo - que já consolidou sua condição de pedinte - com certeza, não convive mais com os nossos valores morais. Verdade ou mentira tem pouca importância para ele. Ele vive num submundo, numa condição sub-humana, onde não há respeito nem por si mesmo, quanto mais pelos outros. Para quem precisa sobreviver aquele dia, o objetivo é a sobrevida, nada mais; não há nenhuma perspectiva de futuro Daí não podermos exigir que uma pessoa, que vive num mundo de degradação, sem auto-estima, esteja em condições de entender a nossa linguagem ou de seguir os preceitos que proclamamos.


Quanto à bebida,  não há nada mais natural – nem para nós, nem para qualquer outro ser humano – que buscar forças e coragem para enfrentar os problemas da vida. Nós, as pessoas engajadas na sociedade moderna – que temos família, amigos, lideres religiosos, médicos e psicólogos - nos refugiamos nos tranqüilizantes e nos ansiolíticos. Alguns se tornam dependentes do álcool ou de drogas. Mas, eles – os marginalizados à vida social – vão buscar seu refúgio em quê? Como terão condições de encarar a sua própria situação diante de tudo e diante de todos? Onde vão buscar forças, coragem, para continuarem enfrentando a rejeição da sociedade? Não é difícil entender essa triste situação...



As pessoas, que se entregam à mendicância, com certeza, são Espíritos muito necessitados de consideração, de atenção e de afeto. Abandonaram-se a si mesmos, pois não cultivam nossas aspirações, não tem nossos sonhos e tampouco se identificam conosco. O auto-desprezo, é a condição mais difícil em que uma pessoa pode chegar: ela precisa aprender novamente a ser humano. Eis a grande dificuldade. Qual seria, então,o nosso papel?


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