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sexta-feira, 16 de setembro de 2022

ESPIRITISMO É RELIGIÃO - ALLAN KARDEC ESCLARECE; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 A discussão sobre se o Espiritismo é ou não religião, volta a ficar em evidência de tempos em tempos. Ao tempo de Allan Kardec não parecia ser diferente como podemos constatar em matéria incluída na edição de dezembro de 1868 da REVISTA ESPÍRITA. Argumenta Kardec: -“Comunhão de pensamento quer dizer pensamento comum, unidade de intenção, de vontade, de desejo, de aspiração. Ninguém pode desconhecer que o pensamento seja uma força; mas é uma força puramente moral e abstrata? Não; do contrário não explicariam certos efeitos do pensamento. Para compreender, é preciso conhecer as propriedades e a ação dos elementos que constituem a nossa essência espiritual, e é o Espiritismo que no-las ensina. O pensamento é atributo característico do Ser espiritual; é ele que distingue o Espírito da matéria.; sem o pensamento, o Espírito não seria Espírito. A vontade não é atributo especial do Espírito; é o pensamento chegado a certo grau de energia; é o pensamento tornado força motriz. É pena vontade que o Espírito imprime aos membros e ao corpo movimentos num determinado sentido. Mas se ele tem a força de agir sobre os órgãos materiais, como não deve ser esta força sobre os elementos fluídicos que nos cercam. O pensamento age sobre os fluidos ambientes, como o som age sobre o ar; esses fluidos nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode, pois, dizer-se com toda a verdade que há nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos que se cruzam sem se confundir, como há no ar ondas e raios sonoros. Uma assembleia é um foco onde irradiam pensamentos diversos; é como uma orquestra, um coro de pensamentos em que cada um produz a sua nota. Resulta daí uma porção de correntes e de eflúvios fluídicos, cada um dos quais recebe a impressão pelo sentido espiritual, como num coro de música cada um recebe a impressão dos sons pelo sentido da audição. (...) Todas as reuniões religiosas, seja qual for o culto a que pertençam, são fundadas na comunhão de pensamentos; é aí, com efeito, que esta deve e pode exercer toda a sua força, porque o objetivo deve ser o desprendimento do pensamento das garras da matéria. Infelizmente, em sua maioria, se afastam desse princípio, à medida que faziam da religião uma questão de forma. (...). Dissemos que o verdadeiro objetivo das assembleias religiosas deve ser a comunhão de pensamentos; é que, com efeito, a palavra religião quer dizer laço. Uma religião, em sua acepção nata e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunidade de sentimentos, de princípios e de crenças. Consecutivamente, esse nome foi dado a esses mesmos princípios codificados e formulados em dogmas ou artigos de fé. É neste sentido que se diz: a religião política; entretanto, mesmo nesta acepção, a palavra religião não é sinônima de opinião; implica uma ideia partícula; a da fé conscienciosa; eis porque se diz também; a fé política. Ora, os homens podem envolver-se, por interesse num partido, sem ter fé nesse partido, e a prova é que o deixam sem escrúpulo, quando encontram sem interesse alhures, ao passo que aquele que o abraça por convicção é inabalável; persiste à custa dos maiores sacrifícios e é a abnegação dos interesses pessoais que é a verdadeira pedra de toque da fé sincera. (...). O laço estabelecido por uma religião, seja qual for o seu objetivo, é pois, um laço essencialmente moral, que liga os corações, que identifica os pensamentos, as aspirações, e não somente o fato de compromissos materiais, que se rompem à vontade, ou da realização de fórmulas que falam mais aos olhos do que ao Espírito. (...). Se assim é, perguntarão: -Então o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida. No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nos glorificamos por isto, porque é a doutrina que funda os elos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as mesmas leis da Natureza. Porque, então, declaramos que o Espiritismo não é uma religião? Porque não há uma palavra para exprimir duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí senão uma nova edição, uma variante, se se quiser, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo e de abusos contra os quais tantas e tantas vezes se levantou a opinião pública. Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual do vocábulo, não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado. Eis porque simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral”.


Eu acho divino tudo o que Jesus disse que devemos fazer para o próximo. Mas, quem tem condições de não julgar, de perdoar sempre, do jeito que ele fez? Só se for um santo, e santos não existem na Terra... (Comentário de uma jovem...)


Você deve se referir principalmente aos ensinos do Sermão da Montanha, aliás o mais belo e divino discurso da História. De fato, seguir esse caminho é muito difícil para nós, que estamos muito aquém daquele preceito do amor incondicional. Entretanto, temos de convir que Jesus estabeleceu metas a serem atingidas ao longo do tempo- quer dizer, ao longo da evolução do Espírito. Aliás, ele – que sabia ler o íntimo das pessoas – teve muito trabalho com os próprios apóstolos que, embora tivessem sido por ele escolhidos, eram pessoas tão imperfeitas quanto nós.


Eles viviam se desentendendo, cada um consigo mesmo e com os demais. Eram pessoas comuns, que ele escolheu para seguir seus passos. Mas, em todos os momentos, apesar dos absurdos que ouvia no dia-a-dia, procurou compreendê-los e insistir para que seguissem o preceito do amor fraterno. Nem por isso, com todo o trabalho que teve, com todos os conselhos que deu, e com toda a espiritualidade que demonstrou, conseguiu evitar que Pedro o negasse e que Judas o traísse. No entanto, Jesus sabia o que podia esperar de cada um: só pedia que se esforçassem mais um pouco.


Todavia, Espíritos elevados da estatura de Jesus têm uma visão profunda e ampla da vida. Eles sabem que nenhum ser humano é capaz de se tornar santo apenas numa única existência. Uma grande parte da humanidade, que nasce na condição de miséria cultural e moral, morre, sem jamais tem a oportunidade de rever seus valores, de reconhecer seus erros ou de crescer espiritualmente para a vida. Não seria justo que esses, vivendo apenas uma única vida, não pudessem mais recomeçar, para aprender mais e encontrarem outros caminhos que levam a Deus. Por isso, Jesus compreendia a limitação de todos e, por isso também, recomendava não julgar.


Houve um momento, porém, em que ele deixou escapar uma frase importante; frase essa que resume tudo o que falou e ensinou, quando disse: “Sede perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito” . Ora, seria absurdo tal pretensão para homens espiritualmente tão fracos, principalmente se considerarmos que ele pretendia uma mudança brusca, imediata. Mas, na verdade, Jesus falava dessa perfeição que todos nós buscamos – não apenas através desta vida, mas de outras muitas existências que nos ensinarão a viver e a conviver bem uns com os outros, para atingirmos no futuro aquele estágio de amor universal, o Reino dos Céus, de que ele tanto falou


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