faça sua pesquisa

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

CURAS NA REVISTA ESPÍRITA; O FLUIDO PERISPIRITUAL SEGUNDO ALLAN KARDEC; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR




  (Laura Beatriz Bancchieri) O oração vale alguma coisa?  Ela corta o efeito de alguma causa?
 Laura, a oração vale muito, quando feita com sinceridade. “A fé remove montanhas” é uma verdade. Não uma verdade mágica, mas uma ação cujos efeitos decorrem das leis da natureza. É nesse ponto que o Espiritismo insiste para que as pessoas entendam que, quando oram, não estão acionando nenhuma varinha de condão. N’O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Allan Kardec trata muito bem deste tema. Basta consultar o capítulo “Pedi e Obtereis”. Vale a pena ler o que Kardec fala sobre a transmissão de pensamento.
 Com o Espiritismo acaba a visão apenas mística da oração, para que ela passe a ser  encarada como um recurso de que podemos utilizar para melhorar muita coisa em nossa vida, principalmente dentro de nós, em termos de educação dos sentimentos. Hoje, com o desenvolvimento das idéias científicas, é possível entender que a força da oração está em nosso pensamento. Quando pensamos criamos e quando criamos modificamos algo na natureza, pois não há efeito sem causa.
 Encare o pensamento como uma emissão de ondas magnéticas, capaz de gerar um campo de energia que, primeiramente, envolve aquele que ora num halo psíquico ou atmosfera mental, que André Luiz chama de “psicosfera” no livro MECANISMOS DA MEDIUNIDADE.  Se a pessoa  estiver orando para si mesma, a emissão de pensamento permanece alimentando esse campo – no mínimo, contribuindo para que as criações de seu pensamento diário se tornem mais harmônicas e equilibradas, produzindo bem estar íntimo. Esta é a chamada “vivencia de Deus”.
 Se a oração se dirigir a outra pessoa, onde essa pessoa estiver, será conduzida pelo pensamento, levando criações positivas que podem atingir o alvo ( ou seja, a mente da pessoa para quem se está pedindo), ajudando-a também, muitas vezes em forma de bem estar, capaz de lhe proporcionar sensações agradáveis e nova disposição, que venham a facilitar a busca na solução de seus problemas. Até aqui, falamos apenas do nosso envolvimento na prece e do efeito benéfico que ela nos pode trazer.
 No entanto, temos de considerar que a prece é uma forma de buscar a presença e a proteção de Deus. Só de pensar em Deus – no Bem Supremo, no Poder Supremo, no Amor Supremo -  muitas vezes, já sentimos algo de bom dentro de nós. Se esse pensamento está impregnado de uma entrega com muita fé, ele abrirá pelo princípio da sintonia mental um campo favorável à intervenção de bons Espíritos, que vêm em nosso auxilio em nome de Deus, podendo nos ajudar diretamente ou criando situações que nos possam favorecer.
Contudo, Laura, a prece precisa ser bem feita. É nisso que reside o segredo da oração. Não é simplesmente pronunciando orações, muitas vezes decoradas, que vamos perceber algum resultado, até porque podemos fazer maquinalmente, sem perceber a  importância desse momento, mas simplesmente acreditando no poder mágico de palavras. Contudo, como dissemos, não existe magia nas palavras, existe energia em nosso pensamento.
 E é nessa entrega total, que seja um, dois, três ou mais minutos – que podemos perceber algum resultado. Para isso precisamos desenvolver alguma capacidade de concentração. Quando que há entrega total? Quando confiamos, quando acreditamos, quando não pomos dúvida naquilo que queremos alcançar, pois sabemos que Deus está conosco.
 Veja a prece que Jesus ensinou, a sua objetividade, a sua simplicidade. Quando mais simples, mais natural, mais autêntica, mais poderosa. Se nos voltarmos para Jesus, quando ele recomendou a prece do Pai Nosso, no capítulo 5 do Evangelho de Mateus, e seguirmos a orientação que ele deu – sem exigir nada além de nossa fé e da sinceridade de nosso coração – conseguiremos perceber os benéficos efeitos da oração. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário