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domingo, 29 de julho de 2012

Economista Conclui Sua Análise

Na postagem anterior, - Infraestrutura e Gestão de Uma Cidade Espiritual -, efetuamos uma síntese de estudo elaborado pelo economista Nei da Silva Pinheiro, usando o critério de sua especialidade, sobre Nosso Lar, a cidade apresentada por André Luiz, através da mediunidade de Chico Xavier. Interrompemos nossa compilação mostrando aspectos da Infraestrutura Política, um dos três ângulos pelos quais o autor fala sobre a Estrutura Organizacional. Do que apurou em sua prospecção nas descrições de André, cremos ser importante acrescentar ainda no tocante ao trabalho, que “quando o Ministério de Auxílio confia crianças a determina lar, as horas de serviço, neste lar, são contadas em dobro, o que nos dá uma ideia da importância do serviço maternal, ficando dispensado o serviço externo. Como é fácil entender, numa sociedade organizada sobre princípios de solidariedade integral como essa, não cabe espaço ao egoísmo desintegrador. Anote-se que a música, a exemplo do que se faz em alguma atividades na Terra, ‘intensifica o rendimento do trabalho em todos os setores do esforço construtivo’. Tecendo considerações sobre a Infraestrutura Civil, o economista aborda a Atividade Social, destacando o intenso esforço que exige o trabalho assistencial, a partir do trecho: “As tarefas de Auxílio são laboriosas e complicadas, os deveres no Ministério da Regeneração constituem testemunhos pesadíssimos, os trabalhos na Comunicação exigem alta noção da responsabilidade individual, os campos de Esclarecimentos requisitam grande capacidade de trabalho e valores intelectuais profundos, o Ministério da Elevação pede renúncia e iluminação, as atividades da União Divina requerem conhecimento justo e sincera aplicação do Amor Universal”. O Sistema Previdenciário é modelar, e se efetiva através de hospitais, câmaras de retificação, da assistência psíquico-profilática, de maneira direta, objetiva e eficaz, ao longo de um trabalho que se estende, além do socorro médico-hospitalar propriamente ( nos primeiros tempos) até ao lar ou onde o Espírito neófito ficará domiciliado em caráter permanente, até que um novo destino lhe seja oferecido. Casos existem, aquém ou além desta faixa, requerendo um condicionamento especial, como não é difícil de entender. Os Espíritos rebeldes ou ainda presos aos instintos mais primários e chocantes e de difícil recuperação, não importando o grau intelectual, são mantidos segregados em faixas de sofrimento, em provação ou expiação, no Umbral ou em zonas purgatoriais de trevas densas, num trabalho laborioso de educação e recuperação pela dor. Nem chegam a ser recolhidos em Nosso Lar, voltando à Crosta em processo de reencarnação compulsória. Quanto ao lar, considera que a organização doméstica é muito rica de encantos, existindo, como na Terra, casas e apartamentos, com móveis quase idênticos aos de nossa dimensão. Sobre Casamento e Sexo, como em nosso Plano, há quatro tipos de casamentos, - de amor, de fraternidade, de dever e de provação -, concluindo-se que o efetivado na Vida Espiritual constitui-se numa etapa preparatória do casamento na Terra, verificando-se o próprio convívio conjugal. Analisando as Atividades Econômicas, explica não seguir uma linha ortodoxa de moldes técnicos, observando que, como na Terra, segundo peculiaridades próprias, a economia em Nosso Lar, assinala três momentos ou estágios fundamentais: Produção, Circulação e Consumo. Existe a área rural (setor Primário) e fábricas (setor Secundário ou de Transformação como na Terra), que produzem o essencial em termos de bem de consumo imediato, tais como alimentação, vestuário e outros de indispensável necessidade. A distribuição (circulação) aos vários setores da sociedade (mercado), onde se efetua o consumo, é feita através dos recursos de transportes assemelhados aos da Terra, porém, muito mais aperfeiçoados. Seja visto, no transporte de passageiros, principalmente na área urbana, o exemplo do aeróbus. O setor Terciário, ou de prestação de serviços, está totalmente entregue, como os demais, ao que poderíamos chamar de Poder Público, que administra a Colônia em todas suas atividades. A Moeda Circulante é o Bônus-Hora que não é propriamente moeda, mas ficha de serviço individual, funcionando como valor aquisitivo. De certa forma, remunera o trabalho, não como um fim, tal como na Terra, mas como uma aferição de valores meritórios, objetivando um processo de justiça distributiva. A Propriedade não tem a conotação atribuída no lado Ocidental da Terra, sendo relativa, representando as construções em geral, patrimônio comum. O valor da casa própria é de trinta mil bônus-hora, o que se consegue com três anos e cinco meses de trabalho, em tempo da nossa Dimensão, na base da remuneração percebida. O Problema da Herança, é considerado sob dois ângulos:1-Quando o detentor da propriedade de um lar regressa à Terra, através da reencarnação, pode legá-la aos familiares que ficam. 2- Se portador de bens financeiros (bônus-hora-auxilio), estes reverterão ao patrimônio comum, ficando a crédito do possuidor o mérito pessoal, em proporções que o valor nominal traduz com relativa aproximação. Quanto ao Tempo, encontra o homem as mesmas leis de gravitação que controlam a Terra, com os dias e as noites marcando a conta do tempo. Lá como aqui, o tempo, cingido aos calendários próprios, desempenha seu papel, também, como fator econômico. A Atividade Cultural se processa num intenso e extenso trabalho, com dilatada abrangência, através de cursos, preleções, palestras, escola ativa, com locais, recursos materiais e diversificada segundo a melhor técnica didática. Falando sobre as Atividades Artísticas, observa no campo da música, por exemplo, que ‘nas extremidades do campo, existem certas manifestações que atendem ao gosto pessoal de cada grupo dos que ainda não podem entender a arte sublime; mas no centro, temos a música universal e divina. No que concerne à literatura, os escritores de má fé, que estimam o veneno psicológico, são conduzidos imediatamente para as zonas obscuras do Umbral. A Infraestrutura Religiosa se desdobra em atividades filosóficas e doutrinárias, apesar da dificuldade de estabelecer uma linha de demarcação entre elas.  Essas Atividades Filosófico-Doutrinárias seguem de perto padrões do estilo da Filosofia Oriental, onde se valoriza a ação mental, nas linhas de um pensamento positivo, como força espiritual realizadora. Entre os temas mais afins, podemos referir: a volta ao plano do recomeço como objetivo retificativo; o dever; o trabalho; os que não cooperam não recebem cooperação; o maior sustentáculo da criatura é o amor; almas gêmeas; a riqueza fácil; a riqueza mal havida; o dinheiro fácil; os valores do tempo; os laços da alma prosseguem através do infinito; todos encontramos no caminho os frutos do bem ou do mal que semeamos; o amor renúncia; a reencarnação compulsória; a gloria imensa de ser útil; entre outros.

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