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quinta-feira, 15 de junho de 2023

SERÁ POSSÍVEL- ALLAN KARDEC DIZ QUE SIM; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 Pode uma pessoa praticar mais mal numa existência que em sua encarnação precedente? Em artigo com que abre a edição de junho de 1863 da REVISTA ESPÍRITA, Allan Kardec afirma que sim. Parte do princípio da não retrogradação do Espírito, explicando o retrocesso se dá no sentido de nada perderem do progresso realizado, podendo ficar momentaneamente estacionários. Esclarece, todavia, “que de bons não podem tornar-se maus, nem sábios, ignorantes. Tal é o princípio geral, que só se aplica ao estado moral e não à situação material, que de boa pode tornar-se má, se o Espírito a tiver merecido. Façamos uma comparação. Suponhamos um homem do mundo, instruído, mas culpado de um crime que o conduz à prisão. Certamente há para ele uma grande descida como posição social e como bem estar material. À estima e à consideração sucederam o desprezo e a abjeção. Entretanto ele nada perdeu quanto ao desenvolvimento da inteligência; levará à prisão as suas faculdades, seus talentos, seus conhecimento. É um homem decaído e é assim que devem ser compreendidos os Espíritos decaídos. Deus pode, pois, ao cabo de certo tempo de prova, retirar de um mundo onde não terão onde não terão progredido aqueles que o tiverem desconhecido, que se tiverem rebelado contra as suas leis, mandando que expiem seus erros e seu endurecimento num mundo inferior, entre seres ainda menos adiantados. Aí serão o que eram antes, moral e intelectualmente, mas numa condição infinitamente mais penosa, pela própria natureza do Globo e, sobretudo, pelo meio no qual se acharem. Numa palavra, estarão na posição de um homem civilizado forçado a viver entre os selvagens ou de um homem educado, condenado à sociedade dos forçados (como nos regimes totalitaristas). Perderam a posição e as vantagens, mas não regrediram ao estado primitivo. De adultos não se tornaram crianças. Eis o que se deve entender pela não-retrogradação. Não tendo aproveitado o tempo, é para eles um trabalho a recomeçar. Em sua bondade, Deus não os quer deixar por mais tempo entre os bons, cuja paz perturbam. Por isso os envia entre homens que terão por missão fazer estes últimos progredirem, ensinando-lhes o que sabem. Por esse trabalho poderão eles próprios adiantar-se e se resgatarem, expiando as faltas passadas, como o escravo que pouco a pouco economiza para um dia comprar a liberdade. Mas como o escravo, muitos só economizam dinheiro, em vez de amontoar virtudes, as únicas que podem pagar o resgate. Esta tem sido, até agora, a situação de nossa Terra, mundo de expiação e prova, onde a raça adâmica, raça inteligente, foi exilada entre as raças primitivas inferiores, que a habitava antes. Tal a razão pela qual há tantas amarguras aqui, e que estão longe de sentir no mesmo grau os povos selvagens. Há, certamente, retrogradação do Espírito no sentido de que recua seu caminho, mas não do ponto de vista de suas aquisições, em razão das quais e do desenvolvimento de sua inteligência, sua derrota social lhe é mais penosa. É assim que o homem do mundo sofre mais num meio abjeto do que aquele que sempre viveu na lama”. Mais à frente, indaga: -“Nero pode, como Nero, ter feito mais mal que na sua precedente encarnação? A isto respondemos sim, o que não implica que na existência em que tivesse feito menos mal fosse melhor. Para começar, o mal pode mudar a forma sem ser pior ou menos mal. A posição de Nero, como Imperador, o tendo posto em evidência, o que ele fez ficou mais notado; numa existência obscura podia ter cometido atos tão repreensíveis, posto que em menor escala e que passaram desapercebidos. Como Soberano pode incendiar uma cidade; como pessoa comum pôde queimar uma casa e fazer perecer a família. Tal um assassino vulgar, que mata alguns viajantes para roubar, se estivesse no trono seria um tirano sanguinário, fazendo em grande escala o que a posição só o permite em escala reduzida. Considerando a questão de outro ponto de vista, diremos que um homem pode fazer mais mal numa existência que na precedente, mostrar vícios que não tinha, sem que isto implique uma degeneração moral. Muitas vezes são as ocasiões que faltam para fazer o mal, quando o princípio existe latente; vem a ocasião e os maus instintos se revelam. A vida comum nos oferece numerosos exemplos: certo homem, que era tido como bom, de repente revela vícios que ninguém suspeitava, e que causam admiração. É simplesmente porque soube dissimilar ou porque uma causa provocou o desenvolvimento da má inclinação”.



Infelizmente, com o desenvolvimento dos meios de comunicação ( principalmente a televisão e, agora, a internet), os pais das novas gerações vêm deixando de dar aos filhos a atenção de que tanto precisam, com o objetivo de educá-los para a vida. E, uma coisa é certa, quanto menor a presença dos pais na vida das crianças, maior é a influência perniciosa que com que a má informação da mídia os envolve.

Na verdade, não há uma ação tão importante no mundo, nem tão urgente, quanto a de educar as novas gerações. E isso cabe, em primeiro lugar, aos pais ou a quem tiver criança e adolescente sob sua responsabilidade. Se eles, os pais ou responsáveis, não conseguirem estabelecer um rumo na vida para os filhos, com certeza, esses jovens serão tragados pelas ondas avassaladoras do materialismo, destruidores de valores espirituais.

Prioridade, portanto, é a educação – no lar, na escola, na instituição religiosa – em todo e qualquer lugar. Não a educação massacrante do passado, que destruía a liberdade de pensar e se impunha pelo medo, mas a educação libertadora que desenvolve o sentimento ao lado da razão, cultivando o amor pelo bem, pela verdade e pela justiça.

Certa vez, um jornal espírita de Belo Horizonte, entrevistando Chico Xavier, perguntou ao médium se os centros espíritas deveriam dar mais valor às sessões mediúnicas. Chico respondeu que o principal, na casa espírita, deve ser a educação – principalmente a educação das crianças. E disse mais: a educação infantil é tão importante que, se for necessário, que se reduzissem os trabalhos mediúnicos e aumentasse o tempo de dedicação à criança. Essa entrevista do Chico, para quem quiser ler com mais detalhes, está no livro ENCONTROS NO TEMPO, da Editora IDE.

Aliás, o que as religiões têm de mais elevado e puro, é a concepção de um Deus bom e justo, que deve servir de ideal para todos nós.

Tire a concepção de Deus de nossa vida – e o que resta?

Sem Deus, perdemos o rumo de nossas próprias ações e o sentido da própria vida. Perdemos o ideal de justiça, de amor e de verdade, pois ficaremos apenas com as idéias imperfeitas do homem que, na maioria das vezes, se sente inseguro, perdido e incapaz de encontrar uma solução.

Deus é o nosso norte, o nosso rumo, a nossa principal meta. Não um Deus-homem, imperfeito e limitado, cheio de vícios e sentimentos próprios da espécie humana, que recompensa e castiga a seu bel prazer. Mas um Deus Perfeito, Justo em todos os sentidos, que governa o mundo através de suas leis e que, portanto, deve se constituir no ideal da nossa educação e da educação de nossos filhos.

Você - que é mãe, você – que é pai, você – que tem crianças e adolescentes sob sua responsabilidade, antes de tudo, pense nisso. Encaminhe-os para uma formação espiritual adequada, capaz de sensibilizá-los para valores elevados de vida, que possam ajudá-los na formação de seu caráter.

Essa é a maior dádiva que podemos legar às novas gerações, como também a maior missão que o Espírito tem sobre a Terra.




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