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terça-feira, 27 de novembro de 2018

REGRESSÃO DE MEMÓRIA E KARDEC - HOJE E SEMPRE 95


Indicador de evidências da reencarnação, a Regressão de Memória será tema do conteúdo a seguir para nossas reflexões. O Espírito André Luiz através da mediunidade de Chico Xavier nos repassa em suas obras algumas informações interessantes como: A mente, tanto quanto o corpo físico, pode e deve sofrer intervenções para reequilibrar-se. Mais tarde, a ciência humana evolverá em cirurgia psíquica, tanto quanto hoje vai avançando em técnica operatória, com vistas às necessidades do veiculo de matéria carnal. No grande futuro, o médico terrestre desentranhará um labirinto mental, com a mesma facilidade com que atualmente extrai um apêndice condenado. (ETC,12) Em obras de assistência ante quadros de transtornos psicológicos, é preciso recorrer aos arquivos mentais, de modo a produzir certos tipos de vibração, para descerrar os escaninhos da mente, nas fibras recônditas em que ela detém as suas aflições e feridas invisíveis. (ETC, 12) As recordações do pretérito não devem ser totalmente despertadas para que ansiedades inúteis não nos dilacerem o presente. A Verdade para a alma é como o pão para o corpo que não pode exorbitar da quota necessária a cada dia. Toda precipitação gera desastres. (ETC, 26) Como surgiu a possibilidade da chamada regressão de memória? Embora existam indícios de ter sido prática utilizada em Civilizações remotas como no Egito dos Faraós ou na Índia milenar, o primeiro registro sobre uma experiência do tipo foi incluída na edição da REVISTA ESPÍRITA publicada por Allan Kardec, no número correspondente a junho de 1866.  Em texto intitulado VISÃO RETROSPECTIVA DAS VÁRIAS ENCARNAÇÕES DE UM ESPÍRITO, é citada uma manifestação mediúnica havida na reunião de 11 de maio p.p. em que uma entidade de nome Cailleux morto recentemente na cidade de Lyon onde fora dedicado médico, relata ter sentido certo dia uma espécie de torpor apoderar-se dele, magnetizado pelo fluido de Amigos Espirituais; adormecido num sono magnético-espiritual; viu o passado formar-se num presente fictício. A despeito de conservar a consciência do seu EU, sentiu-se transportado no espaço; vendo-se numa reunião de Espíritos que, em vida, tinham conquistado alguma celebridade por descobertas feitas.  Ficou surpreso ao reconhecer personalidades antigas de todas as idades e épocas, com semelhança perispiritual consigo.  Perguntou-se o que tudo aquilo significava; dirigiu-lhes as perguntas sugeridas por sua posição, mas sua surpresa foi ainda maior, ouvindo-se responder a si mesmo.  Voltou-se, então, para eles e vi que estava só.  Quando seu Espírito sofreu essa espécie de entorpecimento, viu os diferentes corpos que seu Espírito animou desde um certo número de encarnações, e todos trabalharam a ciência médica sem jamais se afastarem dos princípios que o primeiro havia elaborado.  Esta última encarnação não era para aumentar o saber, mas simplesmente para praticar o que ensinava sua teoria.  Porque esquecemos o passado? Se, em cada existência, é lançado um véu sobre o passado, o Espírito nada perde do que adquiriu no passado: só esquece a maneira como o adquiriu.  Se compararmos a um estudante, pouco lhe importa saber onde, como, e com quais professores fez o terceiro ano, se chegando ao quarto sabe o que se ensinou no terceiro.  É assim que, ao reencarnar, o homem traz, por intuição e como ideias inatas, o que adquiriu em ciência e moralidade.  Digo em moralidade, pois se, durante uma existência ele melhorou, se aproveitou as lições da experiência, quando voltar será instintivamente melhor.  Seu Espírito, amadurecido na escola do sofrimento e do trabalho, terá mais solidez.  Longe de ter tudo a recomeçar, ele possui um capital cada vez mais rico, sobre o qual se apoia para adquirir mais.  O esquecimento temporário é um benefício da Providência.  A experiência é muitas vezes adquirida por rudes provas e terríveis expiações, cuja lembrança seria muito penosa e viria somar-se às angústias das tribulações da vida presente.  Se os sofrimentos da vida parecem longos, o que seria então se sua duração aumentasse com a lembrança dos sofrimentos do passado.  Seria agradável recordar-se de haver-se sido enforcado pelo que fez? Não nos perseguiria a vergonha ao pensar que o mundo soubesse o mal que cometemos? Que importa o que tenha podido fazer e sofrer para expiá-lo, se agora se é um homem respeitável?  Aos olhos do mundo um novo homem e aos olhos de Deus um Espírito reabilitado.  Libertos da lembrança de um passado inoportuno, agimos com mais facilidade.  É um novo ponto de partida; as dívidas anteriores estão pagas, está no indivíduo não contrair novas.  Suponhamos ainda um caso muito comum: que nas suas relações, em seu próprio lar, a pessoa convive com um Ser contra o qual tinha queixas, que talvez o tivesse arruinado ou desonrado em outra existência, e que, Espírito arrependido, venha a encarnar em seu meio, unir-se por laços de família para reparar seus erros pelo devotamento e afeição.  Não estariam ambos na mais difícil e insuportável situação, se os dois se recordassem de sua inimizade?  Em lugar de se apaziguarem, eternizariam o ódio.  Conclui-se daí que a lembrança do passado traria perturbações às relações sociais e seria um entrave ao progresso. (OQE)



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