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quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O SENTIDO DA VIDA E KARDEC - HOJE E SEMPRE 72


Evolução é a palavra que sintetiza com mais precisão a dinâmica de nossa existência. Servindo-se dela para justificar os processos em meio aos quais os Seres se renovam em nossa Dimensão, Allan Kardec apresenta vários aspectos a serem apreciados. Na sequencia algumas ponderações para nossas reflexões. Como o Espiritismo racionaliza a questão da evolução individual e coletiva? Allan Kardec, considera existirem três períodos no trabalho da evolução, abrangendo as condições sempre transitórias do Espírito.  O primeiro, o PERÍODO MATERIAL no qual a influência da matéria domina a do Espírito. É o estado das criaturas dadas às paixões brutais e carnais, à sensualidade, cujas aspirações são exclusivamente terrenas, ligadas aos bens temporais, ou refratárias às ideias espirituais.  O segundo, o PERÍODO DE EQUILÍBRIO em que as influências da matéria e do Espírito se exercem simultaneamente; em que, embora submetido às necessidades materiais, a criatura pressente e compreende o estado espiritual, trabalhando para sair do estado corporal. Esses dois períodos realiza nos mundos inferiores e médios, estando sujeito à reencarnação.  Por fim, o PERÍODO ESPIRITUAL em que, tendo dominado completamente a matéria, o Espírito não mais necessita da encarnação, nem do trabalho material; seu trabalho é inteiramente espiritual; é o estado dos Espíritos nos Mundos Superiores. (RE) Esse processo se dá todo na Terra? A Terra já foi, mas não é mais, um mundo primitivo; os mais atrasados seres humanos encontrados em sua superfície já se despojaram das primeiras fraldas da encarnação e os nossos selvagens estão em progresso, comparativamente ao que eram antes que seu Espírito viesse encarnar neste Globo.  Que se julgue agora o número de existências necessárias a esses selvagens para transpor todos os degraus que os separam da mais adiantada Civilização; todos esses degraus intermediários se acham na Terra sem solução de continuidade e se pode segui-los observando as nuances que distinguem os diferentes povos.  Nossas imperfeições são o único obstáculo à nossa felicidade futura; portanto, estudemo-nos, a fim de nos aperfeiçoarmos. No ponto em que estamos a inteligência está bastante desenvolvida para permitir ao homem julgar sensatamente o bem e o mal, e é também deste ponto que a sua responsabilidade é mais seriamente empenhada, já que não mais se pode dizer o que dizia Jesus: - “Perdoai-lhes, Senhor, porque não sabem o que fazem. (RE) Em que momento o Espírito começa a interferir conscientemente nos seus programas reencarnatórios? Não é nem após a primeira, nem à segunda encarnação que a alma tem consciência bastante nítida de si mesma, para ser responsável por seus atos, talvez só após a centésima ou milésima.  A responsabilidade cresce em razão do desenvolvimento da inteligência. Durante longos períodos o Espírito encarnado é submetido a influência exclusiva dos instintos de conservação; pouco a pouco se transformam em instintos inteligentes ou, melhor dito, se equilibram com a inteligência; mais tarde, e sempre gradativamente, a inteligência domina os instintos.  Só então começa a séria responsabilidade. O Espírito fica num estado inconsciente durante numerosas encarnações; a luz da inteligência não se faz senão aos poucos e a responsabilidade real só começa quando o Espírito age livremente e com conhecimento de causa.  (RE)       (L = 25/28 E/C   -  43/46 SXIX  -  60/65 SXX) Como vai se processando esse progresso? O homem progride por si mesmo, os mais adiantados ajudando os outros pelo contato social. (LE; 779)  O Espírito progride numa marcha ascendente insensível, não simultâneo em todos os sentidos, ora em ciência, ora em moralidade. (LE)O desenvolvimento da inteligência determina o desenvolvimento do livre arbítrio, aumentando a responsabilidade do homem pelos seus atos. (LE) O progresso completo é o alvo a atingir, chegando a ele passo a passo, podendo servir-se da inteligência para fazer o mal, até que tenha desenvolvido o senso moral, consequência do progresso intelectual (LE) Moral e inteligência são duas forças  que somente se equilibram com o tempo.(LE)



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