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quarta-feira, 6 de outubro de 2021

MAIORIDADE PENAL- PONTOS A REFLETIR; EM BUSCA DA VERDADE COM O PROFESSOR

 - “Hoje ouvimos falar de muitos crimes cometidos por meninos de 10, 14 anos. Deveríamos tratar de códigos que dessem a maioridade aos 14 anos. A criança é chamada a memorizar as suas vidas passadas muito depressa, motivada pela televisão, etc. Precisávamos da criação de leis que ajudem a criança a não se fazer delinquente nem viciada. O Governo não pode ser responsável por todas as nossas modalidades de penúria; não podemos exigir que nossos ministros venham a fazer intervenções em nossas vidas familiares. O problema da penúria é nosso. (...). Não temos uma disposição muito ativa em torno da criança considerada desvalida. Nós fazemos distribuições anuais, mas nos esquecemos que criança, almoça todo dia, estuda todo dia, toma banho todo dia”. Por incrível que possa parecer a opinião pertence ao médium Chico Xavier, tendo sido expressa ainda nos anos 80 do século 20, portanto, bem antes dele desencarnar, tendo sido preservada como o fragmento 261 do livro O EVANGELHO DE CHICO XAVIER (Didier), organizado por Carlos Antonio Baccelli. Ainda estavam longe os tristes registros de extrema violência praticada pelos chamados menores de idade, especialmente nas últimas semanas. Suas considerações encontram correspondência noutra avaliação expressiva: -“Uma sociedade decadente tem certamente necessidade de leis mais severas; infelizmente essas Leis se destinam antes a punir o mal praticado do que a cortar a raiz do mal. Consolida seu parecer com as seguintes palavras: -“Somente a educação pode reformar os homens, que assim não terão mais necessidade de leis tão rigorosas”. Nos eventos recentes, observa-se que como traço comum além da violência, o sexo e as drogas. Quando Chico Xavier comenta que “a criança é chamada a memorizar as suas vidas passadas muito depressa, motivada pela televisão”, ainda não estavam liberadas as imagens de estupros, mortes gratuitas, prostituição, etc, como ocorre hoje na chamada TV aberta, que através dessas situações disputa avidamente a atenção do publico que lhe rendera dividendos amparados por alguns pontos mais nas pesquisas de opinião publica realizadas continuamente para medir o interesse por este ou aquele assunto. Uma análise do perfil dos envolvidos certamente confirmará a precariedade das relações familiares em meio às quais renasceram e vivem. Educação é palavra desconhecida por aqueles que os trouxeram ao mundo. A Educação pública é tema apenas cogitado nas pretensões eleitoreiras sem se tornar efetivamente prioridade de legisladores e governantes. Sobra a educação das ruas, dos traficantes, dos integrantes de lares onde nada mais são que órfãos de pais vivos. Necessário despertar a consciência dos multiplicadores de opinião iludidos muitas vezes com discursos proferidos por indivíduos astutos que apenas se servem dos exemplos negativos que sempre existiram a fim de tomar-lhes o lugar e se locupletarem de poder e vantagens econômicas. A situação atual confirma o observado pelo intelectual e educador francês Denizard Hippolite Léon Rivail, ou simplesmente Allan Kardec, mais de um século antes, quando escreveu que “quando se pensa na massa de indivíduos diariamente lançados na corrente da população, sem princípios, sem freios, entregues aos próprios instintos, deve-se admirar das consequências desastrosas desse fato? Quando essa arte (EDUCAÇÃO MORAL) for conhecida, compreendida e praticada, o homem seguirá no mundo os hábitos de ordem e previdência para si mesmo e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar de maneira menos penosa os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que somente uma educação bem compreendida pode curar. Nisto está o ponto de partida, o elemento real do bem estar, a garantia da segurança de todos”. Ante essas observações, não é difícil concluir que quaisquer mudanças somente serão alcançadas por políticas de médio prazo. Mais uma vez temos que concordar com Allan Kardec: -“A desordem e a imprevidência são duas chagas que somente uma educação bem compreendida pode curar. Nisto, está o ponto de partida, o elemento real do bem estar, a garantia da segurança de todos”. Suas palavras, contudo continuam ignoradas, perdidas no vazio das teorias e defesas sem real interesse pela solução dos problemas que certamente se multiplicarão e agravarão avassaladoramente. Assim como começamos, terminamos com outro relato depoimento de Chico Xavier baseado nas suas experiências pessoais: -“Às sextas e sábados, ouço habitualmente nas duas noites, 500 a 800 pessoas, sendo que 60 por cento nos trazem problemas perfeitamente evitáveis. Se essas criaturas tivessem tido cuidado de educarem seus filhos, conversando sobre Deus, em respeito a Deus, em trabalho, ensinando o serviço... Quando cercam a criatura aos 28 anos, ela já está perdida”.


Vi, na televisão, que os pressentimentos acontecem, porque o cérebro tem uma região que prevê acontecimentos futuros. Quando um desses acontecimentos ocorre de verdade – e isso acontece muito raramente – é quando se dá o pressentimento. Neste caso, não se trata de uma faculdade do espírito, mas de uma função cerebral. (Comentário de um ouvinte)


Não é novidade nenhuma que eu, você – todos nós - podemos prever acontecimentos futuros. Trata-se de uma capacidade humana, ligada ao raciocínio e à memória. Aliás, é o que fazemos todos os dias. A grande maioria dos fatos que vão acontecer amanhã, por exemplo, todos nós já sabemos, porque a vida é uma rotina e os fatos se repetem diariamente quase que do mesmo jeito, assim como acontece com os fatos naturais – como o nascer e o pôr do sol todos os dias. O problema está em prever o imprevisto, ou seja, aquilo que está bem longe de qualquer cogitação.


A explicação dos materialistas para o fenômeno chamado pressentimento ou premonição é a de que, diante de uma expectativa, o cérebro é capaz de levantar uma série infindável de possibilidades. Alguns deles, em determinadas ocasiões, podem surgir como forma de intuição e, quando essa intuição se confirma de fato, dizemos que houve premonição. Por exemplo: uma pessoa vai viajar de avião. Ela ou um amigo da família sonha que o avião cai, provocando a morte dos passageiros. Sabendo disso, a pessoa não viaja, e o desastre acontece.


A explicação materialista diz que isso aconteceu porque a pessoa estava com medo de viajar, e aventou em sua mente a possibilidade do acidente, mesmo de forma inconsciente, surgindo logo depois uma forte impressão. Isso fez com que ela desistisse da viagem. O avião poderia não cair, mas como caiu, deu-se a premonição. Entretanto, isso não aconteceria frequentemente; pelo contrário, isso ocorreria raramente, porque se trata de uma possibilidade remota: talvez uma em um milhão. O que, de fato aconteceu?


Do ponto de vista espírita e da própria Parapsicologia, essa pode ser uma explicação, mas não para todos os casos: existe também o fato premonitório paranormal, ou seja, extra-cerebral, como uma faculdade inerente ao Espírito ou à mente. Um fato simples, como a queda de um avião, até poderia ter uma explicação apenas cerebral, mas o que dizer daquelas premonições que se referem a situações bem complexas, que implicam em vários acontecimentos, totalmente imprevistas ( ou seja, fora de qualquer probabilidade), que não poderia estar nas cogitações ou na preocupação da pessoa? Os anais do Espiritismo tem muito a mostrar nesse sentido.


Contudo, é bom que se diga que existe hoje uma onda de materialismo sendo propagada nos meios científicos e acadêmicos, e na televisão. Dentro de uma universidade, o ateísmo está na moda ( já é “chic” dizer-se ateu); e muitos jovens, que não tiveram a necessária formação religiosa na família, acabam aderindo facilmente a esse tipo de pensamento, antes de estudar com mais profundidade as implicações científicas, tanto dos fenômenos ditos paranormais quanto dos fenômenos espíritas. Se as religiões não tomarem cuidado, elas acabarão sendo devoradas por essa onda materialista. O Espiritismo, no entanto, tem respostas obvias para todas essas questões, e muitas obras a respeito.






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