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domingo, 12 de janeiro de 2014

Problema Gravíssimo


 Definida por Allan Kardec na REVISTA ESPÍRITA de outubro de 1858 como “a ação quase permanente de um Espírito que leva a pessoa a ser solicitada por uma necessidade incessante de agir desta ou daquela maneira e de fazer isto ou aquilo”, a obsessão segue produzindo vítimas como no século 20, no qual foi considerada por vários Espíritos como sendo o maior dos seus males. Nada mais natural já que na questão 459 d’ O LIVRO DOS ESPÍRITOS, a resposta obtida sobre a influência dos Espíritos sobre nossos pensamentos e atos que dá conta ser ela “maior do cremos, porque, frequentemente, são eles que nos dirigem”. O Espírito Emmanuel, através do médium Chico Xavier, escreveu na obra PENSAMENTO E VIDA (feb,1958) que a “obsessão é o equilíbrio de forças inferiores, retratando-se entre si” , acrescentando que “não há, obsessão unilateral, nutrindo-se toda ocorrência desta espécie à base de intercâmbio mais ou menos completo”. No excelente PAINEIS DA OBSESSÃO (1983), do Espírito Manuel Philomeno de Miranda, através do médium Divaldo Pereira Franco, encontramos que “A obsessão é clamorosa enfermidade social que domina o moderno pensamento”, e n’ O SÉTIMO SELO (Espírito Irmão Virgílio/Waldemar De Marchi)  que “ a onda vibratória negativa que envolve a Humanidade se apresenta em camadas diferenciadas pelo diapasão específico de cada sentimento que se irradia e se alimenta das mentes de encarnados e desencarnados”, que ele explica da seguinte forma: -“Todos os que nutrem sentimentos negativos (inveja, ódio, etc), irradiam uma onda mental específica para sentimento correspondente, que encontra sintonia em todas as mentes que irradiam o mesmo sentimento, tanto encarnados quanto desencarnados”. A obsessão simples, não requer vínculos remotos do desencarnado com o encarnado. O aprofundamento de conhecimentos a respeito, levam-nos a concluir que a obsessão pode ser de dois tipos  individual  ou coletiva, manifestando-se de duas formas:consciente    ou inconsciente. No caso de existirem vínculos pregressos entre os envolvidos, o processo pode evoluir para outros dois níveis::1- Fascinação uma espécie de ilusão produzida, ora pela ação direta de um Espírito estranho, ora por seus raciocínios capciosos; e esta ilusão produz um logro sobre as coisas morais, falseia o julgamento e leva a tomar-se o mal pelo Bem e 2- Subjugação (ou possessão) – Ligação moral que paralisa a vontade de quem a sofre, impelindo a pessoa às mais desarrazoadas ações e, por vezes, às mais contrárias ao seu próprio interesse. As condições necessárias para a influência espiritual perturbadora é a situação do Espírito desencarnado derivada de dependências desenvolvidas enquanto encarnado. Como fatores indutores principais poderiam ser citados: substancias aditivas (álcool,drogas, etc); comportamentos emocionais (trocas de energias); comportamentos sensoriais (sexo, alimentação); desejo de vingança por divergências originadas em vidas anteriores (lesões afetivas, prejuízos); ações coletivas objetivando disseminar a desordem (familiar e social) dificultando a evolução planetária. Alguns indícios são: 1 -   Desestruturação Familiar; 2 -   Descontentamento e Desencanto resultantes de críticas sofridas ou feitas; 3 -   Ânsia dissimulada pelo poder; 4 -   Encantamento e Deslumbramento por si mesmo; 5 - Atração e Fixação em temas ligados à sexualidade desequilibrada ( sexo promíscuo, fora do casamento, na mente de pessoas pervertidas, desejo de prazer custe o que custar, etc); 6- Agressividade descontrolada no trânsito, em casa, no trabalho; 7- Interesse anormal por minúcias de crimes bárbaros, violências passionais; 8 - Crescimento incessante do consumo de álcool, drogas, sexo descompromissado, liberação dos sentidos primitivos; 9- Vulgarização pela televisão dos costumes através de programas com fachadas de populares, exaltando valores supérfluos, liberalidade sexual, importância do sucesso a qualquer custo, o despropósito dos bons princípios, a astúcia para levar vantagem em tudo o enaltecimento das futilidades e dos falsos heróis. Na base da instalação do processo, poderiamos dizer que “a mente pode ser comparada a espelho vivo, que reflete as imagens que procura”; que “a obsessão em qualquer tipo pelo qual se expresse, está profundamente vinculada aos processos mentais em que se baseiam os interesses da criatura” e, por fim, que “o pensamento é a base de tudo, alavanca de ligação para o Bem e para o mal”. Concluindo, seja como antídoto ou como remédio, acatemos a seguinte prescrição: usemos na garantia de nossa higiene mento-psíquica, os antissépticos do Evangelho como sustentáculo de nossa saúde espiritual - bondade para com todos;- trabalho incansável no bem;- otimismo operante; - dever irrepreensivelmente cumprido;       sinceridade; - boa-vontade; - esquecimento integral das ofensas recebidas; e, - fraternidade simples e pura”











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